São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unionistas lançam ataque a John Major

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O líder do Partido Unionista do Ulster, David Trimble, disse ontem que retira seu apoio ao governo conservador de John Major se o Reino Unido fizer qualquer concessão ao IRA (Exército Republicano Irlandês) ou ao seu braço político, o partido Sinn Fein.
Os unionistas, de maioria protestante, defendem a manutenção da Irlanda do Norte como parte do Reino Unido, o que é combatido pelo IRA e pelos partidos católicos Sinn Fein e Social-Democrata Trabalhista.
O partido tem nove deputados no Parlamento britânico. Major tem maioria parlamentar de um deputado e depende dos unionistas para aprovar suas políticas.
Trimble diz temer concessões às vésperas da eleição que irá definir uma assembléia de 110 membros, dos quais 20 serão selecionados para um fórum de discussão da paz na Irlanda do Norte.
Londres proibiu o Sinn Fein de participar do fórum se o IRA não renovar seu cessar-fogo -rompido em fevereiro.
O partido pode, porém, concorrer no pleito. O presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, quer participar do fórum sem condições que envolvam a guerrilha do IRA.
O protestante Trimble vê sinais de que Londres possa ceder ao IRA, porque o Sinn Fein já disse que aceita assinar um acordo norte-americano para se comprometer a não apoiar mais violência paramilitar na Província.
Segundo o líder unionista, como o Sinn Fein deve amealhar cerca de 10% dos votos na eleição, Adams terá cacife para pedir para participar das negociações de paz mesmo sem um cessar-fogo do IRA.
"É como negociar com um revólver apontado para sua cabeça", disse Trimble.
Gerry Adams, por sua vez, disse ontem que não quer mais ver o seu partido confundido com o IRA. "São coisas diferentes", afirmou. John Major qualificou a frase de "hilariante".
Votos
O partido de David Trimble é o maior da Irlanda do Norte, tendo recebido 29% dos votos na última eleição local, em 1992.
O Sinn Fein levou 12% dos votos. Os católicos moderados do Partido Social-Democrata Trabalhista conseguiram 22%.
(IG)

Texto Anterior: Governo britânico ameaça 'paralisar' União Européia
Próximo Texto: Aberta 1ª parte do Museu da Imprensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.