São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente se reúne com ONGs

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

O presidente Fernando Henrique Cardoso deve receber as ONGs (organizações não-governamentais) francesas que planejam protesto contra seu governo em defesa dos sem-terra, dos sem-teto e das crianças de rua.
O anúncio foi feito ontem pelas ONGs e ainda não consta da agenda oficial do presidente brasileiro.
O encontro foi marcado para segunda-feira, às 16h, no Palácio Marigny, residência dos convidados do governo francês, onde FHC ficará hospedado.
O presidente deve receber os representantes das ONGs logo após manifestação, marcada para as 14h, organizada por 29 associações francesas.
Protestos e encontros
Grupos gays franceses também vão realizar em Paris protestos contra FHC.
O motivo seria uma suposta discriminação do governo na elaboração do Plano Nacional de Direitos Humanos, que não contempla pedidos do movimento.
FHC chega amanhã a Paris para visita de cinco dias. O primeiro encontro oficial será com o presidente Jacques Chirac. Estão agendadas ainda reuniões com o primeiro-ministro Alain Juppé e com o deputado Phillippe Seguin, presidente da Assembléia Nacional.
É um roteiro típico de qualquer chefe-de-Estado que vem à França em viagem oficial.
Na agenda não há qualquer distinção especial prevista, como ocorreu, por exemplo, com o rei Hassan 2º, do Marrocos.
Hassan teve direito a falar na Assembléia Nacional, privilégio concedido nos últimos anos apenas ao presidente dos EUA, Bill Clinton, e ao rei Juan Carlos, da Espanha.
Sem dinheiro
Durante a visita de FHC deverão ser assinados acordos que ainda estão sendo discutidos e finalizados pelos dois governos.
Entre eles, está previsto o fim do visto obrigatório para turistas brasileiros que viajam à França.
A Folha apurou que todos os acordos devem ser administrativos ou de cooperação. Nenhum deles envolve financiamentos ou empréstimos.
Nas agendas paralelas dos seis ministros que integrarão a comitiva presidencial, a mais importante é a do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, que apresentará o programa de privatização do setor de telecomunicações a empresários franceses.
Sorbonne
FHC também deve se encontrar com empresários franceses, entre eles o presidente da Renault, Louis Schweitzer, e o presidente da Aerospatiale, Louis Gallois.
FHC se reunirá também com Jean Gandois, o presidente do CNPF (Conselho Nacional do Patronato Francês) -órgão de classe das maiores empresas francesas.
Está prevista uma visita à Sorbonne, a mais conhecida universidade francesa, no dia 29. FHC participará de mesa-redonda intitulada "O Brasil em um Mundo em Mutação".
No dia 30, FHC viaja a Lyon, onde recebe o título de doutor honoris causa pela Universidade Lumire-Lyon 2.
No mesmo dia, vai a Genebra, na Suíça, onde formaliza a candidatura do Rio de Janeiro à Olimpíada de 2004 no Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne.

Texto Anterior: A agenda de FHC na Europa
Próximo Texto: 'Nossa tarefa é transformar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.