São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Two Deaths', com Sônia Braga, é lançado nos Estados Unidos

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Uma misteriosa governanta com pouco mais de uma dúzia de diálogos é a personagem da atriz Sônia Braga no filme "Two Deaths" (Duas Mortes), lançado ontem nos Estados Unidos.
Dirigido pelo inglês Nicholas Roeg (o mesmo de "Convenção das Bruxas"), o filme se passa em 1989, em algum ponto da Europa oriental, numa cidade que passa por uma guerra civil. A ação se concentra em uma noite.
Daniel Pavenic (Michael Gambon), um cirurgião bem-sucedido, promove um jantar com seus amigos de escola.
Quatro deles comparecem e, enquanto degustam um jantar interminável, ouvem a história da obsessão de Pavenic por Ana Puscasu (Sônia Braga).
Roeg usa o flash-back para mostrar o envolvimento de Pavenic e Puscasu no passado. Lisa Orgolini interpreta a personagem de Braga quando jovem e Niall Refoy faz Gambon (de "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante") aos vinte e poucos anos.
Pavenic e Puscasu têm um pacto. Ele é o dono do corpo da governanta, por quem é apaixonado, enquanto ela se mantém espiritualmente fiel ao noivo paralítico.
A narrativa do médico é interrompida por invasões de militares à casa, quase sempre carregando feridos. Roeg alterna cenas de jantar e de feridos, de sangue e de muita comida.
A história do médico e da governanta também é o estopim para que os convidados (Patrick Malahide, Nickolas Grace e Ion Caramitru) falem de suas obsessões.
Seios de fora
Braga declarou que Puscasu é a mulher mais forte que já interpretou. Segundo a atriz, um dos motivos que a fez se interessar pelo papel foram os poucos diálogos.
"Apesar de estar presente na tela muito tempo, ela fala raramente, apenas quando é questionada. Mas não há dúvidas de que ela é o poder por trás da casa. Sempre acreditei que menos significa mais", disse.
Apesar de interpretar uma mulher "destruída" e de meia-idade, Braga desfila como o objeto de desejo do cirurgião. A atriz aparece duas vezes com os seios de fora.
"Two Deaths" é uma produção inglesa, com elenco predominantemente britânico. Será lançado em Londres na próxima semana.
Na pré-estréia em Nova York, compareceram os atores Matthew Modine e Paul Sorvino (pai da ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante Mira Sorvino).
Em sua cruzada politicamente correta, Sônia Braga distribuiu, na saída do cinema, um kit com adesivo da Anistia Internacional, a fita vermelha de solidariedade aos portadores do vírus HIV e um panfleto da "The Nature Conservancy", uma ONG ecológica norte-americana.
Além da protagonizar "Tieta" (adaptação de Jorge Amado), que acabou de ser filmado no Brasil, Sônia Braga também participou do filme "The Streets of Laredo" (As Ruas de Laredo), de Joseph Sargent, com Sam Shepard, James Garner e Sissy Spacek.

Texto Anterior: Ritmo lento agoniza espectador
Próximo Texto: Rio lança primeira livraria virtual do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.