São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globalização

ÁLVARO ANTÔNIO ZINI JR.

"Nada do que foi será, aquilo que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará" (versos de Como as Ondas).
Esta conhecida canção de Lulu Santos e Nélson Mota é hoje sucesso na Europa, na voz de Renato Russo, e ilustra como a globalização vai da economia à cultura.
Na conferência que organizei sobre a globalização, cerca de 15 trabalhos inéditos de pensadores como Jeffrey Sachs, Roberto Mangabeira Unger ou Alain Lipietz foram apresentados e debatidos.
Resumo aqui a conclusão principal do meu artigo, escrito em parceria com Fernanda Arantes, da FEA.
Pode-se tirar a conclusão de que globalização significa mudança; deixando para trás o passado (sem o esquecer) e indo em direção a uma nova época histórica.
A globalização não é uma mudança para o caos, mas para uma configuração que se dissemina pelos quatro continentes, menos a África.
Este conjunto de países escolheu o capitalismo como regra do jogo e sabe que o juiz que vai apitar o jogo fala inglês, usa o uniforme azul da Marinha americana e tem em instituições como OMC, FMI e Bird órgãos de defesa de seus interesses.
Em um sentido histórico, a globalização é a afirmação da "Pax Americana".
Isto pode trazer benefícios e custos para cada país, mas, seguramente, temos no Brasil muitas das qualidades que irão marcar o novo período: flexibilidade, capacidade de dar respostas rápidas a situações novas e espírito criativo. Mas, do lado oposto, não temos suficiente educação escolar, dado o descaso com que esta área é tratada pelo governo. Mais saúde e educação, governo!

Álvaro Antônio Zini Júnior, 43, é professor titular de macroeconomia aberta na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

Texto Anterior: O novo calote na classe média e povão
Próximo Texto: Bolsas são recomendadas, mas só para diversificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.