São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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Casa de pescador foi obra inicial

Arquiteto defende madeira

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O arquiteto Gerson Castelo Branco diz que o uso da madeira é fundamental para garantir o conforto térmico das casas no Piauí, Estado no qual nasceu e onde a temperatura passa os 40°C.
Segundo ele, a madeira permite melhor ventilação, garantida também pelos tetos elevados e suspensos, que, junto com os telhados em forma de asa-delta, são a marca registrada das "paraqueiras".
Telhados que lembram velas de barco, mesclados com paredes e janelas geométricas, são elementos constantes em seus projetos.
Nos cerca de 50 projetos do arquiteto, espalhados por Piauí, Maranhão e Ceará, é comum o uso de troncos de carnaúba (madeira típica da região) em pilares e vigas.
Rapidez e resistência
O uso desse tipo de madeira, diz ele, reduz em até 30% os custos das construções e acelera a obra, já que o material é encontrado facilmente na região. Possui forte apelo estético, que é a marca de sua obra. O talo do babaçu (palmeira da região) é usado por ele na elaboração das portas e forros. Cipós, bambus e pedras ornamentais são outros materiais bastante usados.
O arquiteto explica que essas matérias-primas possuem a mesma durabilidade e resistência dos materiais empregados em construções convencionais.
Ele diz que, após 25 anos, nunca um de seus projetos teve a estrutura deteriorada. Atualmente, ele mora 15 dias por mês em Fortaleza, onde mantém um ateliê, e outros 15 dias em uma "paraqueira" feita há dez anos em Viçosa do Ceará (a 344 km de Fortaleza). Cobra em média R$ 25 mil por projeto e só trabalha para clientes escolhidos pessoalmente. Casas de praia são sua especialidade.
Casa de pescador
A casa de pescador que Castelo Branco adaptou para ser sua moradia por seis anos, na praia do Coqueiro, no Piauí, é considerada por ele o primeiro modelo do estilo "Paraqueira Brasileira".
A beleza da casa chamou a atenção de Oscar Niemeyer, que dedicou-lhe duas páginas no livro "Artes no Brasil", organizado em parceria com Pietro Maria Bardi.

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