São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que foi a Guerra Civil

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A mobilização de milhões de combatentes e o uso de armas de maior poder de destruição transformaram a Guerra Civil Americana de 1861 a 1865 no mais feroz conflito do século passado.
Entre as causas da guerra entre o Norte e o Sul estavam a disputa sobre a política de impostos para o comércio exterior e a polêmica sobre o fim da escravidão (que o Sul queria manter).
O resultado, a vitória nortista, foi determinado principalmente pela sua força industrial. Foi a primeira guerra moderna, na qual tiveram papéis relevantes as ferrovias, o telégrafo, os navios de ferro e as armas de repetição.
A luta foi demorada em parte pela dificuldade do Norte em criar exércitos que rivalizassem com os do Sul, uma região de onde tradicionalmente vinham alguns dos melhores oficiais do exército americano, como Robert E. Lee. O potencial industrial do Norte levou tempo até ser mobilizado para a produção bélica.
O presidente americano (do Norte) Abraham Lincoln também demorou a encontrar generais hábeis.
Marinhas
A marinha do Norte, porém, desde cedo dominava o mar.
A invenção do submarino pelos confederados (Sul) foi consequência da inferioridade material da marinha que o criou. Toda vez que uma marinha mais forte age impedindo a navegação do inimigo, a vítima tenta imaginar meios de destruir de algum modo os navios que a bloqueiam.
Na própria guerra de independência americana, no final do século 18, se criou um submarino que lembrava um barril. Era o meio dos mais fracos rebeldes americanos tentarem atacar a Marinha Real britânica. Mas essa primeira nave não conseguiu afundar nada.
O bloqueio da marinha do Norte impossibilitava o tráfego de navios mercantes do Sul, com exceção de raros "furadores de bloqueio" e corsários.
Sem base industrial para revidar com a criação de uma marinha rival, os confederados apostaram em armas simples que pudessem atingir o inimigo, do mesmo modo como o bíblico rei israelita Davi fizera com o gigante filisteu Golias, usando uma funda para derrubá-lo com uma pedrada na testa.
(RBN)

Texto Anterior: CÂNCER; SUDÁRIO; A PALAVRA; FUMO; MORTES; MORTES 2; ANTROPOLOGIA; AMBIENTE;
Próximo Texto: Cantoras dão o tom ao domingo musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.