São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fertilização é tema fora da lei brasileira

As questões jurídicas que envolvem a fertilização artificial no Brasil são ainda pouco discutidas. Segundo Manoel Caetano Ferreira Filho, procurador do Estado do Paraná e professor da Universidade Federal do Paraná, "não há legislação que controle bancos de esperma ou de óvulos. Há medo de que, se existir a lei, passem a ocorrer abusos".
Ele explica que esse assunto é muito novo e ainda não há iniciativas legislativas, mas alguns autores já começam a escrever sobre o tema.
Já o caso de barriga de aluguel, que não é muito comum, mas acontece, tem solução certa: se a mulher que deu à luz a criança reclamar a maternidade, leva. Ferreira Filho esclarece que, pela lei, a mãe é quem gera o filho.
Por isso, para se precaver dessas complicações, o Conselho Federal de Medicina estabelece que as mães de aluguel pertençam à família da doadora do óvulo e que a prática não envolva recompensa financeira.

Texto Anterior: a pílula da ereção
Próximo Texto: quando o homem é infértil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.