São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Noivas modernas casam nas férias

Maio perde para dezembro na preferência

LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Maio, tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, já não concentra tantos casamentos quanto antigamente.
Comerciantes que trabalham nesse mercado afirmam que a maioria dos casamentos acontece no final do ano e em julho -meses de férias escolares.
"Hoje as mulheres marcam o casamento para os meses de férias", confirma Fernando Branco, 45, diretor da Associação dos Lojistas da Rua São Caetano, conhecida como a rua das noivas de São Paulo.
Mês das noivas
Levantamento realizado pelo IBGE em 94 mostram que maio, com 9% dos casamentos, é o quinto mês em preferência para a realização de casamentos.
Dezembro, mês em que é pago o 13º salário, fica em primeiro lugar -com 12,6% do total de casamentos. Julho (10%), setembro (9,8%) e janeiro (9,2%) também são meses bastante procurados.
Confirmando as afirmações dos lojistas do setor, agosto é o mês com menor número de casamentos: 3,8%, segundo o IBGE.
O levantamento mostra um dado curioso em relação ao Sul do país: maio é o mês preferido para casamentos em Santa Catarina e é o segundo mês em preferência no Paraná e no Rio Grande do Sul.
Para Dante Forestieri, 49, um engenheiro mecânico que transformou o seu hobby de colecionar carros antigos em negócio, o mês dos casamentos é setembro.
Para este ano, ele já tem 30 locações agendadas para setembro, quase metade do total de reservas antecipadas registrado em maio.
Segundo Cláudia Dutra, 24, do departamento de comunicação da rede de salões de beleza Jacques Janine, a procura pelo pacote "A Beleza da Noiva" é maior nos meses de novembro e dezembro.
Em dezembro de 95, 80 noivas passaram pelo salão da rua Augusta (SP), o mais tradicional da rede, que oferece o serviço desde a sua inauguração, há 37 anos.
A previsão para maio é de que 50 noivas passassem nessa unidade. O pacote gira em torno de R$ 380.
Para o estilista Pedrinho Fernandes, 32, que há 13 anos tem um ateliê para noivas na rua São Caetano, a tradição que faz de maio o mês das noivas é "pura fantasia que o comércio criou".

Próximo Texto: Coleção de automóveis antigos vira negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.