São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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Brasil é o 6º maior produtor de TVs

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

O carioca fica 2h31 por dia, em média, em frente à TV. A média de tempo que o aparelho fica ligado em casa é maior: 6h26. O paulista gasta 2h56 vendo TV. A média por domicílio em São Paulo é de 7h32.
Os dados do Ibope dão uma idéia da força da televisão no país.
O Brasil é o sexto maior produtor de televisores do mundo, depois dos EUA, Coréia do Sul, Japão, Malásia e Tailândia.
É, porém, o terceiro maior consumidor, só superado pelos EUA e Japão, segundo estimativa da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
A explicação para a diferença da posição brasileira nos rankings é que Malásia, Coréia do Sul e Tailândia fabricam mais televisores, mas são grandes exportadores.
Um detalhe importante é que as estatísticas não incluem a China, por falta de dados.
Incompletas e dispersas, as informações existentes sobre o alcance da televisão no Brasil são, ainda assim, impressionantes.
Impacto
O mesmo anuário dá uma idéia do impacto que uma notícia divulgada pelas principais emissoras pode ter se todos os aparelhos estiverem sintonizados no mesmo canal, no mesmo momento.
A TV Globo atinge todos domicílios com TV -32,595 milhões (99,98%)-, o SBT, 31,622 milhões (97%), a Bandeirantes, 29,992 milhões (92%), a Manchete, 24,450 milhões (75%).
Nem sempre a televisão teve essa importância. Em 1970, apenas 24,1% (4,250 milhões) dos lares brasileiros tinham TV. Em 1989, a TV já havia atingido 72,6% (24,9 milhões) dos domicílios.
O brasileiro "descobriu" a televisão nas décadas de 70 e 80. Esses 20 anos assistiram o crescimento de mais de 200% dos lares com aparelho de TV. De 90 a 95, o aumento foi de cerca de 10%.
O Brasil deverá produzir entre 7 e 7,5 milhões de TVs em cores neste ano. Em 1995, produziu 6 milhões e em 1994, 5,0 milhões.
Em 1994 (últimos dados disponíveis), os EUA produziram 14,8 milhões de aparelhos, a Coréia do Sul, 12,9 milhões, o Japão, 9,8 milhões, a Malásia, 9,4 milhões e a Tailândia, 7,3 milhões.
As TVs de 20 e 21 polegadas representam 49% das vendas no Brasil e as de 14 polegadas, 38%. Nos últimos anos, a expansão da TV paga aumentou a venda de televisores de tela grande.

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