São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996 |
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Financiar carro é melhor que alugar
JOÃO HENRIQUE DE AZEVEDO
Apesar de não arcar com manutenção, seguro, emplacamento, acidentes de trânsito e ter um carro praticamente zero à disposição 24 horas por dia, o aluguel do carro sai bem mais caro. Com uma máquina de calcular, conclui-se que a locação vai custar entre 131% e 196% a mais. Custo da locação As locadoras fazem promoções e dão descontos para aluguéis acima de 30 dias a até 12 meses: 30% em relação à diária cobrada nos balcões das empresas. Porém embutem no aluguel um custo médio de 1% do valor do veículo, para manutenção, mais 10% para o seguro do carro. A Localiza, maior locadora do país, cobra R$ 1.145 mensais por um Gol 1.000 (o mais procurado) por 24 meses -mais R$ 0,38 por quilômetro acima do limite de 3.000 quilômetros/mês. O usuário gasta R$ 27.480 (sem ultrapassar o limite) no período. Existem algumas vantagens: trocar o carro por outro zero em caso de quebra, não pagar manutenção, seguro e imposto sobre o veículo. Mas, no final do contrato, o locatário fica sem o carro. A Unidas, de São Paulo, tem tabela diferenciada para pessoas físicas e jurídicas. O aluguel do mesmo Gol 1.000 sai, respectivamente, por R$ 1.313 por mês (R$ 31.512 em dois anos) ou R$ 970 por mês (R$ 23.280 em dois anos). As condições de manutenção e seguro são as mesmas. Custo do financiamento Segundo a Anef (Associação Nacional das Entidades de Serviços Financeiros e de Consórcios da Indústria Automobilística), o financiamento do mesmo Gol 1.000 -com preço à vista de R$ 11.375- sai pelo preço total de R$ 15.063,44, em 24 meses. A desvantagem é o desembolso à vista de R$ 4.550, valor referente à entrada de 40%. As prestações são de R$ 438,06, mais correção mensal da inflação. Como as locadoras também corrigem o aluguel pela inflação, após 12 meses a correção das prestações e do aluguel se equivalem. Mas há outra variante: o gasto com manutenção do carro. Reparo de motor e carburação, manutenção dos freios e suspensões -serviços necessários em dois anos- saem, em média, por R$ 2.540, segundo o engenheiro Gilberto Perrella, dono de uma oficina especializada em manutenção de veículos. A desvalorização média de um carro é de 20% ao ano (relativo ao seu preço à vista), diz Naul Ozi, diretor da revenda Sopave (VW). Comparação Conclusão: se o comprador revendesse o Gol 1.000 financiado após os dois anos, ele teria gastado R$ 10.778,44 -valor total de manutenção, financiamento e desvalorização do carro. A locação mais barata (Localiza) desse modelo fica em R$ 27.480, valor 154% maior do que o do financiamento. O aluguel do Tempra i.e. (R$ 48.576) fica 131% superior ao custo final de financiamento -R$ 21.015,44. O comprador de um Omega GLS 2.2 financiado tem custo de R$ 24.288,50, contra R$ 72.120 se alugasse o veículo por dois anos: gastaria 196% mais. A Kombi alugada custa 144% mais do que a financiada: R$ 27.672, contra R$ 11.336, sem contar o seguro, de 7% ao mês, menor do que os 10% das locadoras. "Mesmo com os juros absurdos, a compra financiada de um veículo é melhor saída do que a locação", diz Mauri Misaglia, dono da concessionária Trans-Am e presidente da Abrac (associação de revendas Chevrolet). Ele lembra que o comprador fica com o carro no final do período. Próximo Texto: Aluguel pode ser vantajoso Índice |
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