São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara pede investigação federal de violência no AM

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu à Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas e à Procuradoria Geral da República o afastamento do secretário de Segurança do Estado, Klinger Costa, e de policiais suspeitos de pertencer a um suposto grupo de extermínio que atuaria em Manaus (AM).
Segundo denúncia da seção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), 22 pessoas foram assassinadas pelo suposto grupo nos últimos dois meses.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Hélio Bicudo (PT-SP), esteve reunido ontem com o ministro da Justiça, Nelson Jobim, para comunicar as providências da comissão.
"Nosso próximo passo será levar o caso ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (o que deve ocorrer hoje), solicitando instauração de inquérito no âmbito do Ministério da Justiça", afirmou Bicudo.
O secretário de Segurança, Klinger Costa, negou na última sexta-feira a existência do grupo de extermínio. Ele não foi localizado ontem.
Segundo a chefe de gabinete Rosa Lúcia Almada, Costa integra a comitiva do governador Amazonino Mendes (PPB) que visita a Ásia até o próximo dia 4.
Ontem, a comissão solicitou esclarecimentos à Secretaria de Segurança Pública e ao Ministério Público do Amazonas sobre a denúncia do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos do Estado de que seis adolescentes e dois adultos acusados de integrar gangues de rua foram torturados na polícia.

Texto Anterior: Maluco beleza; Cão cibernético
Próximo Texto: Adolescente de 17 anos diz ser perseguida nas ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.