São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebaixamento ainda ameaça 5 equipes

DA REPORTAGEM LOCAL

As duas últimas rodadas do Campeonato Paulista não se resumem só ao duelo entre Palmeiras e Santos: cinco clubes ainda lutam para fugir do rebaixamento para a Série A-2 do torneio -a Ferroviária já está condenada ao descenso.
XV de Jaú, Novorizontino, Guarani, União São João de Araras e Juventus são os componentes deste "grupo de risco". Dois deles serão rebaixados.
O XV de Jaú é o candidato mais forte para a queda. Recém-promovido à primeira divisão, o time só não cai se vencer o Botafogo e o Palmeiras.
Além disso, precisa de duas derrotas do Novorizontino e Guarani, seus concorrentes diretos.
O XV necessita ainda superar o Guarani no saldo de gols, item em que tem 11 tentos a menos.
Novorizontino
O Novorizontino (27 pontos) é o outro time que joga de olho nas outras partidas, principalmente do Guarani (30), União e Juventus (ambos com 31).
O time de Novo Horizonte, que tem mandado seus jogos em Catanduva, começou o campeonato bem: nas oito primeiras rodadas, conseguiu três vitórias, três empates e duas derrotas.
Depois, o time atravessou 13 rodadas sem conhecer um triunfo, só voltando a vencer frente ao Santos (2 a 1). A vitória sobre a Ferroviária, no último domingo, deu novo alento ao time.
Guarani
Três pontos acima do Novorizontino está o Guarani, que, depois do fiasco no primeiro turno, quando ficou em penúltimo, se redimiu, chegando a obter uma sequência de cinco vitórias consecutivas -a última, contra o então invicto Palmeiras.
O Guarani, que só depende de seus resultados, ainda enfrenta dois times do bloco intermediário, Rio Branco e América, ambos sem chance de serem rebaixados.
Mesmos desafios
Juventus e União possuem iguais 31 pontos na classificação geral. Os dois times coincidem também nos próximos adversários: Ferroviária e Corinthians.
O time paulistano tem a vantagem de ter maior número de vitórias (sete contra seis), primeiro critério de desempate -depois vêm o saldo de gols, gols pró, confronto direto e gols average (número de gols pró dividido pelo número de gols contra).
A rebaixada Ferroviária só entra no contexto porque enfrenta o União e depois o Juventus.
O time de Araraquara, que intercalou séries de derrotas com intervalos para alguns empates, está devendo salários para os jogadores e promove uma liquidação dos passes para pagar suas dívidas (leia texto abaixo).

Texto Anterior: Mais um exemplo; Latinidad; Fora de forma
Próximo Texto: Os candidatos ao rebaixamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.