São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais memória para o portátil

* "Possuo há quase dois anos um microcomputador portátil, um Altima NSX, com disco rígido de 60 Mbytes e memória RAM de apenas 2 Mbytes. O manual afirma que essa memória pode ser expansível. Minha dúvida é: como poderia fazer essa expansão? Onde poderia comprar essa peça? Quem poderia fazer a instalação? O desempenho do computado vai melhorar?"
Vicente de Paulo Guedes
(São Paulo, SP)

Resposta
Nos micros portáteis, é comum encontrar pentes de memória em formato proprietário, isto é, fora do padrão. Esses módulos de memória possuem outro formato para melhor adaptação às pequenas dimensões dos microcomputadores portáteis.
O que, por um lado, é uma vantagem -o tamanho-, por outro lado, nos faz depender do fabricante para peças de reposição, atualizações e acessórios.
Você deve procurar essa memória junto ao fabricante ou ao seu revendedor.
Normalmente, a memória pode ser instalada pelo próprio usuário, e o manual do micro explica em detalhes como fazer.
Mas, normalmente, o preço não compensa. E por se tratar de um 386, vale a dica de analisar a compra de uma máquina mais poderosa, como um 486DX de 80 MHz ou um Pentium.
É possível encontrar, em lojas especializadas, microcomputadores portáteis com processador 486 com preços a partir de R$ 3.600.

Texto Anterior: Disco para reiniciar o sistema
Próximo Texto: 486DX2 pode virar Pentium
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.