São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança é a principal vítima das crises no inverno

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As crianças são as principais vítimas do aumento das crises de asma no inverno.
Ana Maria de Ulhôa Escobar, chefe da unidade de cuidados semi-intensivos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, diz que a principal causa de asma entre crianças são os quadros alérgicos.
O pó, ácaros -animais microscópicos que vivem no pó-, bolor e pêlos de cães e gatos, são, segundo Ana, os "campeões" no desencadeamento das crises de asma.
Para ela, evitar o contato da criança com os agentes desencadeantes é uma das medidas mais eficazes no combate à crise.
Na opinião de Ana, sempre que houver o início de uma crise, a mãe deve fazer contato com o pediatra. Ela vê com reservas o uso de medicações, como as bombinhas com beta-2 agonistas, pelas crianças.
Segundo Ana, o exagero nesse tipo de medicação pode levar a efeitos colaterais, como taquicardia e desmaios. "A falta de ar é uma das sensações que dá mais aflição na criança. A criança ou a mãe podem se assustar com o que está acontecendo e acabar exagerando na dose de medicamento". diz.
(JB)

Texto Anterior: 'Bombinhas' trazem vantagens
Próximo Texto: Equipamento facilita o uso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.