São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de saber como voltar ao mercado de trabalho, de onde me afastei há algum tempo.
Trabalhei 17 anos na área de informática. Comecei como digitadora, depois assumi a responsabilidade dos setores de digitação, entrada de dados e operação.
Passei dois anos na área de desenvolvimento de sistemas, como programadora, a fim de assumir a responsabilidade pela implantação dos sistemas das filiais (em 79).
A empresa iniciou nessa época a automatização. Em 1990, me desliguei da empresa porque meu marido foi transferido para o interior, onde ficamos quatro anos.
Em 1995, passamos oito meses nos EUA. Durante esse período, fiquei sem trabalhar, fazendo apenas alguns cursos de informática."
Marise Silva (São Paulo, SP)
Resposta
Esclarece Humberto Mariotti, consultor autônomo de desenvolvimento pessoal para executivos:
"A leitora Marise Silva deve orientar sua vida profissional como prestadora de serviço, sem procurar um emprego clássico, com carteira de trabalho assinada.
A primeira coisa que ela deve fazer é aprender inglês e associá-lo à computação. Com isso, ela pode abrir uma microempresa prestadora de serviço -uma consultoria de informática, por exemplo.
Hoje em dia há necessidade de profissionais prestando esse tipo de serviço -95% dos problemas no setor podem ser resolvidos em casa. É uma sugestão".

Cartas devem ser enviadas para caderno Empregos - Seção de Cartas, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900.

Texto Anterior: Marcar ponto é obrigatório
Próximo Texto: Há 70 vagas para a Grã-Bretanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.