São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão tenta atrair classe média baixa

Evento termina hoje no Expo Center Norte

DA REPORTAGEM LOCAL

A participação das cooperativas habitacionais é a principal novidade do 3º Salão do Imóvel, que termina hoje no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com poucos lançamentos e desfalcado de algumas das principais empresas do setor (como Encol, Lopes, Gafisa e Itaplan), o salão procura seduzir o consumidor de classe média baixa.
As cooperativas, em geral, são formadas por pessoas com renda mensal de até 12 salários mínimos, que não conseguem um financiamento bancário ou direto com uma construtora.
Pelo sistema cooperado, os participantes de um grupo financiam, por meio de pagamentos mensais, a construção de um conjunto residencial.
O salão conta com a participação de dez cooperativas, além de dois Inocoops (empresas que assessoram a formação de cooperativas) e da Cohab-SP (cooperativa da Prefeitura de São Paulo).
"As cooperativas trazem para o mercado imobiliário o consumidor de classe média baixa", diz Sérgio Vieira, vice-presidente do Secovi-SP (sindicato das imobiliárias e construtoras).
Parceria
Na mesma linha, a Cohab-SP levou ao salão o SIM (Sistema Imobiliário Municipal), que prevê a parceria da Cohab-SP com empresas privadas para construir conjuntos residenciais.
Pelo sistema, as empresas usam capital, mão-de-obra e tecnologia próprios e aproveitam as vantagens legais da Cohab para construir empreendimentos que custam até R$ 36 mil.

3º Salão do Imóvel de SP - Expo Center Norte, r. José Bernardo Pinto, 333 (Vila Guilherme). Hoje, das 10h às 22h. Entrada gratuita. Estacionamento: R$ 10.

Texto Anterior: SP sedia evento de arquitetura
Próximo Texto: Casa Cor atualiza a decoração do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.