São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madeira ainda é pouco usada

DA REPORTAGEM LOCAL

O uso de madeira não é novidade na construção civil. Mas o IEE (Instituto de Eletrônica e Engenharia) da USP tem um projeto específico para mostrar as vantagens de construir com esse material.
"O Brasil possui muita matéria-prima que não é utilizada. Criou-se uma cultura de não usar a madeira para construir", diz Roberta Kronka, 25, arquiteta que faz mestrado sobre o assunto.
Entre as vantagens da construção em madeira, estão o preço -até 50% mais baixo que o da alvenaria- e o tempo que um operário demora para aprender as técnicas de trabalho -uma semana, contra dois anos em alvenaria.
Segundo o orientador do projeto, Ualfrido del Carlo, 58, nos Estados Unidos e Europa 90% das edificações com até três andares são feitas de madeira.
"Com 500 mil hectares de reflorestamento usados para construção, o problema da habitação estaria resolvido no Brasil."
Carlo diz que a madeira não é bem utilizada no país em decorrência da colonização portuguesa. "Lá (Península Ibérica) não havia madeira para construir. Essa cultura foi importada para o Brasil."
Potencial
Segundo del Carlo, "é desprezível o percentual de construções de madeira no Brasil".
A Alemanha, que tem área equivalente à do Mato Grosso do Sul, produz 12 milhões de m³ de madeira serrada, enquanto o Brasil produz 18 milhões de m³.

Texto Anterior: Construtoras fazem parcerias
Próximo Texto: USP estuda parede alternativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.