São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996 |
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Corinthians e F-1 ganham produtos
ROSANGELA DE MOURA
O Corinthians fecha nos próximos dias um contrato com a Character, empresa de licenciamento. O clube, que já licencia cerca de 60 produtos, pretende colocar sua marca em outros 350 itens. Após uma renovação do marketing esportivo, o objetivo é triplicar o faturamento dos licenciamentos. O tema da nova campanha será "Corinthians Mania". Segundo Celso Rafael, diretor da Character, todos os contratos já existentes com o departamento de marketing do clube serão mantidos e, se possível, ampliados. "Vamos ter produtos para todas as classes. Queremos primeiro desenvolver um trabalho especial, com produtos sofisticados e marcas mundialmente famosas, para lançar uma coleção de roupas." Ele diz que quer atingir as classes A e B e derrubar o "mito de que quem usa roupas de times tem mau gosto". A média de royalties cobrada pela empresa será 10%. Luiz Fabiano Fernandez, gerente de marketing do Corinthians, diz que o clube buscou uma parceria com uma empresa especializada em licenciamento para explorar o potencial da imagem do clube. O clube quer, principalmente, aumentar sua receita. Para Fernandez, os clubes não podem mais depender da renda dos estádios. E, analisando os números do time, o negócio tem potencial. A média estimada de torcedores corintianos em todo país é 23 milhões. Só em São Paulo, o clube tem 100 mil associados. Faturamento A estimativa do clube é que o faturamento em licenciamento, que hoje varia de R$ 200 mil a R$ 250 mil, chegue a R$ 750 mil. Está ainda em estudo a criação de uma loja especializada em produtos do time. No futuro, ela poderá virar um franchising. O São Paulo começou com licenciamento de produtos em 1980. Hoje tem 40 produtos e fatura de R$ 150 mil a R$ 200 mil por mês. O diretor de marketing do São Paulo, Jaime Franco, não acredita em parceria com empresas nacionais de licenciamento. Há dois anos, o clube tentou se unir com uma empresa de licenciamento, mas não teve sucesso. Hoje, o processo é desenvolvido pelo departamento de marketing do time, que cobra taxas de royalties que variam de 5% a 30%. Palmeiras No Palmeiras, o licenciamento de produtos com a marca do time também é coordenado pelo departamento de marketing. Marcio Anaya, assistente de marketing do clube, explica que o Palmeiras autoriza duas empresas que atuam com licenciamento -Braga e Associados e Fama Assessoria de Marcas- a contatar empresas e propor o licenciamento da marca do clube. Hoje o time tem 42 produtos licenciados. Os royalties variam de 5% a 10%. Fórmula 1 A FIA fechou contrato na Europa com a SLS (Special Licensing Service), empresa do grupo Disney, para criar e divulgar produtos relacionados à Fórmula 1. A empresa pretende espalhar produtos com seu selo próprio em todos os países onde são disputadas corridas. No Brasil, a SLS já contatou a Fundação Ayrton Senna e o piloto Rubens Barrichello. A empresa vai comercializar os produtos nos autódromos que sediam GPs (Grande Prêmio). No Brasil, a chegada das vilas de comércio será no ano que vem. A SLS pretende distribuir os produtos em lojas especializadas em esporte e fazer mala direta. A empresa cobra royalties de 12,5%. Onde encontrar - SLS: (33-1) 5375-5319; Barrichello Racing: (011) 5505-5252; Fundação Ayrton Senna: (011) 950-7466; Character: (011) 814-4922; Palmeiras: (011) 873-2111; São Paulo: (011) 842-3377; Multimídia Planning: (011) 822-9261. Texto Anterior: IPI já tem prazo menor para empresa Próximo Texto: Como montar uma empresa de promoção de eventos? Índice |
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