São Paulo, quinta-feira, 6 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumentos pressionam inflação

DA SUCURSAL DO RIO E DA REDAÇÃO

O IPC-RJ (Índice de Preços ao Consumidor do Rio) de maio ficou em 2,04% (0,94 ponto percentual acima do mês anterior), puxado principalmente pelos seguros de saúde, que aumentaram 27,91%, influindo com 0,92 ponto percentual no total.
O grupo de assistência à saúde e higiene teve variação de 10,56%, segundo o índice medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O IPC-RJ mede a inflação para famílias com renda até 33 salários mínimos.
A alta acumulada no primeiro quadrimestre do ano no setor de assistência à saúde e higiene é de 15,13%, mostrando o peso que teve o aumento dos planos em maio.
Nos primeiros quatro meses do ano, a inflação para o consumidor do Rio, segundo a FGV, ficou em 8,16%. O acumulado nos últimos 12 meses é de 23,57%.
Apuração da Fipe
Os planos de saúde também estão pesando no índice da Fipe (para a cidade de São Paulo).
Segundo Heron do Carmo, coordenador do índice, a participação desse item nos gastos totais das famílias com renda de até 20 salários mínimos -universo de pesquisa da instituição- é pequena.
Os serviços médicos acumulam até maio aumentos de 10,1% em São Paulo. Em 12 meses, a alta é de 33,6% nos cálculos da Fipe.

LEIA MAIS sobre inflação na pág. 2-10

Texto Anterior: Manifestação de descontentes reúne 300 e fecha rua em SP
Próximo Texto: Planos prometem reestudar reajuste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.