São Paulo, quinta-feira, 6 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Ácido retinóico reduz tamanho de marcas de estrias, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

O ácido retinóico reduz o tamanho das marcas de estrias, segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Michigan (Estados Unidos).
A substância é utilizada habitualmente para reduzir as marcas de rugas no rosto ou para tratar peles queimadas pela luz solar.
O dermatologista Sewon Kang e equipe dizem que, em média, a redução das estrias foi de 14% no comprimento e de 8% na largura. O estudo foi publicado na revista da Associação Médica Americana.
Os médicos testaram o ácido retinóico em 26 pessoas -21 delas mulheres. Quatro voluntários abandonaram os testes.
Um creme contendo o ácido foi aplicado diretamente sobre as estrias de dez pessoas, diariamente, durante seis meses.
Nas outras 12 foi aplicado um creme idêntico, sem a substância ativa, para proporcionar uma amostra de comparação.
A concentração do ácido retinóico no creme foi de 0,1%. Nos cremes vendidos comercialmente, para aplicação no rosto, a concentração é de 0,5%.
Depois de seis meses de aplicação, o ácido fez efeito em 80% dos casos. Nas pessoas que receberam o creme sem a substância ativa (placebo) houve melhora em um caso (8%).
Os que não receberam o medicamento tiveram um aumento médio das estrias de 10% na extensão e de 24% na largura.
Os pesquisadores da Universidade de Michigan observaram, no entanto, que o tratamento não deve funcionar nos casos em que as estrias já chegaram à fase final de desenvolvimento, quando elas se tornam semelhantes a cicatrizes de cor esbranquiçada.

Texto Anterior: Cientistas dos EUA acham a amostra mais antiga de vinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.