São Paulo, quinta-feira, 6 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE relaxa embargo a produtos britânicos

Medida atinge derivados de gado

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A UE (União Européia) levantou ontem o embargo mundial ao sêmen bovino e ao sebo e gelatina derivados do gado britânico. A carne, também proibida desde 27 de março, continua vetada.
A medida, tomada em Bruxelas pela Comissão Européia, é o primeiro resultado prático da política de retaliação decidida pelo Reino Unido na semana passada.
Desde então, quase duas dezenas de resoluções da UE foram paralisadas por falta de voto britânico.
O embargo europeu visa evitar o consumo de carne contaminada pela "doença da vaca louca", mal degenerativo do sistema nervoso que mata os animais.
Há a possibilidade de ligação entre a doença e sua similar humana pelo consumo de carne contaminada, mas a Organização Mundial da Saúde considera o risco teórico.
O primeiro-ministro britânico, John Major, quer o fim total do embargo até o dia 21, quando a UE se reúne em Florença (Itália).
Para Jacques Santer, presidente da Comissão Européia, o fim do embargo é apenas "técnico".

Texto Anterior: Tribunal rejeita nova eleição
Próximo Texto: Erro de programa pode ter desviado o Ariane-5; Oviedo acusa Wasmosy de tentar dar golpe; 22h34 é a hora favorita para o sexo nos EUA; Preso eslovaco acusado de tráfico nuclear
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.