São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Saiba como evitar 'imóvel fantasma'

DA REPORTAGEM LOCAL

O sonho na cabeça e a planta do imóvel na mão muitas vezes resultam em um grande e insolúvel problema. E, para evitar cair em armadilhas, a saída é a precaução.
"O que fazer?" é a pergunta que atormenta compradores de imóveis que tiveram obras paralisadas ou apresentaram problemas estruturais dias depois da entrega.
Lei
Para piorar, a legislação nem sempre protege o comprador como deveria. A Lei das Incorporações, por exemplo, prevê penas de até quatro anos de prisão para quem não entregar uma obra.
Mas não garante que o consumidor receberá o dinheiro de volta. De acordo com o Código Civil, as construtoras são responsáveis pelos problemas estruturais do empreendimento por um período de cinco anos após a entrega.
O mais comum, no entanto, é que a reparação de problemas ou a devolução do dinheiro só ocorram após longas batalhas judiciais, que às vezes duram décadas.
"É muito difícil reaver o dinheiro", diz o delegado Marco Antonio Ciconi, do Decon (Departamento de Polícia do Consumidor).
Ele recomenda que sejam tomados todos os cuidados possíveis antes de fechar o negócio.
"Comprar um imóvel não é como comprar um pãozinho."

LEIA MAIS sobre problemas com imóveis nas págs. 6-9 e 6-10

Próximo Texto: Donos incorporam prédio em Curitiba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.