São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma aliança possível

ÉLBIO FERNANDEZ MERA

Em diferentes países do mundo, o mercado imobiliário conta com um parceiro fundamental: os fundos de pensão. A cultura das populações desses países faz com que essas instituições tenham invejáveis patrimônios. Eles são administrados com absoluto rigor, no sentido de garantir aos pensionistas a rentabilidade ideal.
Na busca das melhores alternativas de investimento, os fundos de pensão direcionam vultosos montantes para o setor imobiliário.
Isso porque o setor oferece, como nenhum outro, garantias reais. O lastro é o imóvel, um bem sólido, cuja valorização é constante.
A Fiabci/Brasil, enquanto elo de ligação entre o que acontece internacional e nacionalmente no contexto das profissões imobiliárias, tem por compromisso funcionar como um fórum de intercâmbio de conhecimentos.
Em face de suas finalidades básicas, procura sempre identificar e informar práticas e conceitos que, adotados com sucesso no mundo, podem e devem ser aproveitados pelo mercado local.
É por essa razão que, no início de julho próximo, estaremos promovendo um encontro internacional para conhecer e debater a sinérgica parceria entre os fundos de pensão e a indústria imobiliária.
Nessa iniciativa, que conta com o apoio do Secovi-SP (sindicato que reúne imobiliárias e construtoras) e da Abrapp (entidade que congrega os fundos de pensão no Brasil), entraremos em contato com os mais avançados exemplos de parcerias entre esses dois segmentos.
Durante dois dias, teremos a oportunidade de conhecer o que há de mais interessante nessa área, a partir da exposições de representantes dos Estados Unidos, Chile e Europa. Eles vão enfocar as parcerias privadas e públicas, os fundos de pensão e a securitização em projetos por estes financiados.
Teremos ainda a apresentação de casos exemplares, como o Stockley Park, construído em Londres (Inglaterra). Um magnífico complexo de escritórios que prioriza a qualidade de vida, englobando urbanismo e lazer -há até campo de golfe no local.
Também serão enfocados os exemplos nacionais que foram viabilizados pela parceria com os fundos de pensão, como é o caso do Panamby e do World Trade Center São Paulo.
Outro tema da maior importância para o futuro das atividades será a securitização de ativos, instrumento que significa alternativa fundamental para o fornecimento de novos recursos para a continuidade da indústria imobiliária.
Resumidamente, podemos antecipar que o tema do 5º Encontro Internacional das Profissões Imobiliárias induz a uma nova leitura do futuro do financiamento.
Será um redesenho que envolve três figuras que têm, entre si, absoluta afinidade: fundos de pensão, fundos de investimento imobiliário e securitização de ativos.
Nossa expectativa é, a partir do evento, definir e colocar em prática um novo instrumental para o financiamento imobiliário.
Ele garantirá a continuidade do setor, em nível nacional, haja vista que é imprescindível e urgente complementar o SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Texto Anterior: Mutuários podem ter desconto
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.