São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infiltrações põem garagem em perigo

Moradores acionam construtora

DA REPORTAGEM LOCAL

Infiltração, vazamento de água, fissuras e trincas nas paredes levaram os moradores do condomínio Practical Life, localizado em Moema (zona sul de São Paulo), a entrar na Justiça contra a construtora Schain Cury, responsável pela construção do edifício.
O condomínio exige a reparação de vários problemas ocorridos no prédio desde que começou a ser habitado, em 1991.
O principal deles está na infiltração de água na garagem, que tem três pavimentos no subsolo.
O edifício tem 106 apartamentos (cerca de 80 ocupados) e possui serviços de flat. Os apartamentos são de 40 m² e 50 m². Os maiores custaram cerca de R$ 70 mil.
"Se não for feito nada, podemos ter problemas sérios de estrutura no futuro", diz o síndico William Acras, 36, que encomendou um laudo técnico sobre o imóvel à consultoria Amaral D'Ávila.
Segundo o consultor Celso Amaral Neto, 36, a infiltração na garagem decorre do tipo de construção usado pela empresa -a parede diafragma, que geralmente ocasiona infiltrações no subsolo.
Carros atingidos
A infiltração inutilizou parte do sistema elétrico da garagem. A água das goteiras ainda leva consigo cal, que danifica a lataria dos carros. Parte do terceiro subsolo da garagem foi interditado.
A construtora fez uma "parede falsa", medida normalmente utilizada para solucionar esse tipo de problema em subsolos. Mas, segundo a consultoria, a parede esconde corrosões e outros problemas que poderão surgir.
O laudo técnico atestou que as fissuras e trincas podem ser ocasionadas por diversos problemas de construção, como amarração deficiente da alvenaria.
"Se a culpa não é da construtora, não sei de quem é", diz o síndico. O condomínio entrou na Justiça com medida cautelar para apurar de quem é a responsabilidade pelos problemas no prédio.

Texto Anterior: Prédio deveria ter manobrista, diz Gafisa
Próximo Texto: Tecnologia é mal-utilizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.