São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996 |
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Encostos de cabeça evitam ferimentos
MARCELO TADEU LIA
A regulagem para o apoio de cabeça (em carros cujos encostos não sejam fixos) segue uma regra básica: o encosto deve estar na mesma altura ou acima da linha dos olhos -altura e posição dos bancos também devem estar em sintonia (ver ilustração ao lado). "Em colisões traseiras mais fortes, ocorre o chamado 'efeito chicote': o corpo, em inércia, tende a ser atirado para a frente e a cabeça, em seguida, violentamente para trás", afirma Reinaldo Nascinbeni, 43, engenheiro da Ford. O encosto, posicionado de forma correta, facilita o amortecimento da cabeça e ajuda a evitar traumas. Em caso contrário, com o apoio em posição baixa, pode-se aumentar a gravidade de uma lesão, porque o encosto atuará como uma espécie de eixo, em torno do qual o pescoço irá girar para trás. "O ideal é que o apoio fique também a uma distância nunca superior a dez centímetros da cabeça, para diminuir o risco de ferimentos no pescoço e coluna." Fragilidade "O pescoço e a coluna cervical têm como característica a fragilidade", afirma o médico Alberto Sabbag, 42, especialista em medicina do trânsito. Segundo Sabbag, os efeitos de um acidente podem ser variados: desde dores provocadas pela pancada até deslocamento de vértebras e cortes na medula. "O ocupante, em casos mais graves, pode ficar tetraplégico ou até morrer em decorrência das lesões", afirma. O médico cita um teste recente realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos, um dos mais conceituados em segurança automotiva. O teste, que simulou a eficácia dos encostos em diminuir os riscos em acidentes, reprovou 159 deles, de um total de 164 diferentes veículos testados. "Isso é muito grave. Derruba a tese de que basta um carro ser importado para garantir segurança." Adaptação Há a possibilidade de adaptar o acessório em veículos que não o tenham -na frente e atrás. A fabricante Recaro (fornece bancos para VW, Ford, GM e Fiat), por exemplo, vende o par de encostos com preços médios de R$ 80 (feito em tecido e sem instalação). Instalado, o preço sobe para cerca de R$ 150. Onde encontrar - Recaro: tel. (011) 5581-2446. Texto Anterior: Kadett a gás tem baixo consumo, mas pouca força Próximo Texto: Revendas Fiat fazem seguro para autos; Gol bate novo recorde de vendas em maio Índice |
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