São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
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Encostos de cabeça evitam ferimentos

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Regular a altura do encosto de cabeça acoplado aos bancos (motorista e passageiro da frente, mais os traseiros, em alguns modelos) de forma correta pode evitar sérios danos ao pescoço e à coluna cervical -principalmente em caso de impactos traseiros.
A regulagem para o apoio de cabeça (em carros cujos encostos não sejam fixos) segue uma regra básica: o encosto deve estar na mesma altura ou acima da linha dos olhos -altura e posição dos bancos também devem estar em sintonia (ver ilustração ao lado).
"Em colisões traseiras mais fortes, ocorre o chamado 'efeito chicote': o corpo, em inércia, tende a ser atirado para a frente e a cabeça, em seguida, violentamente para trás", afirma Reinaldo Nascinbeni, 43, engenheiro da Ford.
O encosto, posicionado de forma correta, facilita o amortecimento da cabeça e ajuda a evitar traumas.
Em caso contrário, com o apoio em posição baixa, pode-se aumentar a gravidade de uma lesão, porque o encosto atuará como uma espécie de eixo, em torno do qual o pescoço irá girar para trás.
"O ideal é que o apoio fique também a uma distância nunca superior a dez centímetros da cabeça, para diminuir o risco de ferimentos no pescoço e coluna."
Fragilidade
"O pescoço e a coluna cervical têm como característica a fragilidade", afirma o médico Alberto Sabbag, 42, especialista em medicina do trânsito.
Segundo Sabbag, os efeitos de um acidente podem ser variados: desde dores provocadas pela pancada até deslocamento de vértebras e cortes na medula.
"O ocupante, em casos mais graves, pode ficar tetraplégico ou até morrer em decorrência das lesões", afirma.
O médico cita um teste recente realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos, um dos mais conceituados em segurança automotiva.
O teste, que simulou a eficácia dos encostos em diminuir os riscos em acidentes, reprovou 159 deles, de um total de 164 diferentes veículos testados.
"Isso é muito grave. Derruba a tese de que basta um carro ser importado para garantir segurança."
Adaptação
Há a possibilidade de adaptar o acessório em veículos que não o tenham -na frente e atrás.
A fabricante Recaro (fornece bancos para VW, Ford, GM e Fiat), por exemplo, vende o par de encostos com preços médios de R$ 80 (feito em tecido e sem instalação). Instalado, o preço sobe para cerca de R$ 150.

Onde encontrar - Recaro: tel. (011) 5581-2446.

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