São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade do interior paulista terá só 1 candidato a prefeito

ROSANA SPINELLI
DA FOLHA NORDESTE

A cidade de Orlândia (370 km a norte de São Paulo) terá somente um candidato a prefeito nas próximas eleições. Os três pré-candidatos existentes se uniram, e dois deles desistiram do pleito.
O acordo foi firmado entre João Henrique Orsi (PFL), Osvaldo Ribeiro Junqueira Neto (PMDB) e Tarciso Manso (PL) e define ainda as estratégias políticas para as eleições majoritárias de 98 e municipais de 2000 na cidade.
Em 98, pelo acordo, o PL vai ter o direito de lançar o candidato a deputado estadual, enquanto o PMDB fica com a indicação do federal.
No ano 2000, o candidato a prefeito será do PMDB e o vice do PFL, em uma inversão do que ocorrerá neste ano.
Pelo acordo, que vai ser oficializado em convenção dia 24, o médico Orsi será o candidato a prefeito e terá o vereador Junqueira Neto como vice.
O também vereador Tarciso Manso não vai disputar nenhum cargo, mas tem garantido o comando da Secretaria da Indústria e Comércio, que vai ser criada na próxima gestão.
"Nós três abrimos mão da candidatura com o objetivo de unir forças e levantar a cidade, que atravessa uma grave crise econômica", afirmou Manso.
O pacto une todos os partidos que possuem diretório em Orlândia, uma vez que a pré-candidatura de Orsi já tinha o apoio da coligação formada por PFL, PSDB, PTB, PPB e PDT, que agora é reforçada por PL e PMDB. Orlândia tem 38 mil habitantes e 21,1 mil eleitores.
O PT não existe oficialmente na cidade, pois não realizou convenção no ano passado para renovação de seu diretório.
O ex-candidato a prefeito pelo partido Oswaldo Pereira da Silva, 47, disse ontem que o acordo que definiu um candidato único representa apenas os interesses das elites política e econômica da cidade.
"A população não foi ouvida nesse processo." Segundo ele, os eleitores não terão opção. "O que eles estão fazendo é um arrocho à população", disse.

Texto Anterior: Rigotto deixa cargo para concorrer
Próximo Texto: PSDB resiste a dar apoio a peemedebista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.