São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Louvre está ao alcance das mãos

CDs reúnem tesouros de Paris

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

Uma visita virtual aos dois mais extraordinários museus parisienses é o que oferecem os CD-ROMs "Le Grand Louvre" e "Orsay".
Por sua extensão, o acervo do Louvre exige não apenas horas, mas dias de visita. Diante do monitor, o esforço pode ser abreviado.
"Le Grand Louvre" (em inglês, apenas para PC) traz quatro opções de entrada: prédio, obras-primas, trabalhos e visita guiada. Com exceção de obras-primas, todas as opções têm ramificações.
A subdivisão do prédio é feita por salas, que por sua vez se ramificam em períodos históricos e escolas nacionais. A visita guiada se subdivide em temas (mitos, Bíblia, jardins, retratos etc.).
A opção mais diversificada, porém, é trabalhos. A escolha pode ser feita a partir de escolas e períodos -a mais fácil-, artistas, títulos e temas. Óbvio que se trata de um recorte, pois o Louvre inteiro em CD-ROM equivaleria a uma enciclopédia.
Apesar da escala menor (três quartos da tela), o efeito zoom oferece excelente definição e mobilidade, recurso indispensável para captar detalhes (como nos quadros de Van Eyck e Franz Hals). A textura, porém, como de costume em versões digitais, fica perdida.
A maior imperfeição, contudo, é a das reproduções de esculturas e objetos, limitados à visão frontal.
Mesmo econômica, a viagem virtual pelo CD-ROM continua aquém da realidade.

Onde encontrar - MSD: tel. (0800) 21-3200; preço: R$ 75

Texto Anterior: Saiba como foi testado o equipamento
Próximo Texto: D'Orsay traz mestres modernos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.