São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Textos devem ser aprovados

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

A Conferência de Assentamentos Humanos da ONU deve se encerrar hoje à tarde com a aprovação, por consenso, de dois documentos, a Agenda Habitat e a Declaração de Istambul.
Mas, até ontem à noite, os diplomatas ainda negociavam alguns pontos em aberto nos dois textos. Um diplomata norte-americano disse que, caso a negociação não evoluísse, a conferência poderia se prolongar até amanhã. Já é certo que não haverá tempo, até as 15h de hoje, para a tradução dos textos para todas as línguas oficiais da ONU. Os documentos serão aprovados em sua versão em inglês.
A Agenda Habitat é um texto enorme, com 185 parágrafos, onde os países assumem o compromisso de implementar Plano de Ação Global. A Declaração de Istambul é o chamado "texto político", com um resumo dos compromissos.
Ainda há divergências sobre detalhes de redação quanto aos "direitos reprodutivos da mulher", ao conceito de família e à capacitação profissional da mulher.
As divergências opõem países desenvolvidos a países subdesenvolvidos e o Vaticano.
(MSy)

Texto Anterior: Para Wilheim, Europa e África têm 'visão atrasada'
Próximo Texto: Saúde, Aids e maternidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.