São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pronto para matar

POR GRACILIANO TONI

GRACILIANO TONI
CHEGA AO BRASIL UM DOS ESPORTIVOS MAIS BELOS DE MUNDO

A promessa de dias amenos e secos no outono fica mais agradável com o lançamento do Alfa Romeo Spider, conversível de dois lugares recém-chegado ao Brasil. Quem tiver pressa de passear no mais belo carro do mundo pode comprar um já. Os mais pacientes devem esperar a chegado do Spider com acionamento elétrico da capota -a data não foi divulgada. Alfa Romeo e estúdio Pininfaria-um dos mais talentosos da Itália- capricharam para dar ao Spider linhas exclusivas. Sua carroceria é uma rara combinação de semicírculos, círculos, elipses e linhas retas -na maioria dos carros, predominam desenhos ovalados ou arredondados. Ninguém vai perguntar se é um carro japonês ou americano. O escudo da Alfa Romeo no capô tira qualquer resto de dúvida.
Projetado para parecer agressivo -mesmo parado, dá a impressão de um animal pronto para atacar-, o Spider não decepciona. O carro oferece ótimo desempenho, graças ao motor V6 de 190 cavalos -semelhante ao do Alfa 164. Macio e potente, responde com rapidez quando acelerado. Segundo a fábrica, chega a 100 km/h em 8 segundos -melhor que qualquer carro nacional- e atinge 220 km/h. Quem gosta de andar rápido fica feliz a bordo. O Spider tem comandos perfeitos. A direção é precisa, e a estabilidade, ótima. Ele pede para ser dirigido rapidamente. Na hora de desfilar, o Spider também faz bonito. Anda pianíssimo sem reclamar, é silencioso e tem bom acabamento. Como candidato a clássico, o Spider não precisa seguir a moda. Talvez isso explique a exclusão do amarelo da lista das 12 cores disponíveis para o carro.
A US$ 64 mil -com capota manual, mais complicada do que deveria-, é um ótimo brinquedo de gente grande. Com apenas dois lugares, evita caronas chatas. Seu concorrente mais direto, o BMWZ 3, ainda não chegou. Quando vier, provavelmente no segundo semestre, vai custar por volta de US$ 60 mil. Por enquanto, a decisão fica entre o Spider e a versão conversível do BMW 325 (US$ 101,27 mil) ou o Audi 80 Cabriolet (US$ 102,89 mil), de potência semelhante.

Texto Anterior: SEM CONTRA-INDICAÇÕES
Próximo Texto: É SOPA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.