São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O lugar certo, a pessoa certa e o ingrediente corretíssimo; Ricota ao forno

RITA LOBO

O lugar certo, a pessoa certa e o ingrediente corretíssimo
Companhia desagradável? Não há "chef" que resolva
"Qual é o melhor prato que você já comeu?" As respostas são as mais variadas. Aliás, não me recordo de ter ouvido duas iguais. Mas, geralmente, vêm acompanhadas de um lugar, uma pessoa, uma lembrança.
Foi a "pasta" comida em um restaurante em Roma, a sobremesa do jantar em que conheceu o amor de sua vida, o bolo de chocolate da empregada que "trabalhou anos lá em casa". Comida está diretamente ligada à emoção. Tanto para fazer, quanto na hora de comer. Cozinhar mal-humorado é errar na mosca. Não há sal que salgue, pimenta que esquente ou alecrim que perfume.
Já, estando apaixonado, uma pitada de nada a mais de sal e estamos condenados à sede eterna. Pelo menos é um risco calculado, basta lembrar antes de começar a cozinhar. Se mesmo assim ficar salgado, jogue uma batata descascada na panela. Se não resolver, ajuda. Ela absorve boa parte do sal.
E uma companhia desagradável? Não há "chef" no mundo que resolva. Exageros à parte, é mesmo chato compartilhar um dos prazeres da vida com alguém cuja conversa não esteja sequer à altura do prato.
Se eu não tivesse tantos amigos franceses, diria que é por isso que eles cozinham tão bem, para dar uma equilibrada. Mas como os tenho, não poderia dizer uma coisa dessas.
O lugar certo, a pessoa certa e um ingrediente errado... De que adianta o melhor pesto se a pessoa é alérgica a queijo e tem horror de alho? Como diria o "chef" Sauro Scarabotta, "comida não é matemática". E não é mesmo.

Ricota ao forno
Ingredientes
500 gramas de ricota fresca
2 punhados de manjericão
1 punhado de hortelã
1 punhado de cheiro-verde
120 ml de creme de leite
2 ovos
150 gramas de queijo tipo parmesão ralado na hora
12 azeitonas pretas picadas
sal e pimenta do reino moídas na hora
Preparo
Preaqueça o forno a 190ºC. Unte uma fôrma de fundo falso (30 cm) com um pouco de manteiga e polvilhe com parmesão. Em um processador, ou no liquidificador, coloque as ervas, metade da ricota e do creme. Bata até que fique uma mistura homogenia. Acrescente o restante da ricota e do creme e, enquanto estiver batendo, coloque os ovos, um por um. Tempere com sal e pimenta. Sem bater, misture o parmesão. Coloque a mistura na fôrma, espalhe as azeitonas por cima. Asse em forno já quente por 20 minutos. A torta deve crescer e ficar com uma crosta marrom, mas deve ficar macia por dentro. Sirva imediatamente.
Quantidade
para seis pessoas

Esta é uma receita do "The River Café Cook Book" de Rose Gray e Ruth Rogers. O restaurante River Café me traz ótimas lembranças. Por isso, tirei essa receita do livro. A última vez que almocei lá, comi um linguado com moho de menta servido com erva-doce grelhada. Dos deuses! Mas, naquele dia, até pedra assada ficaria uma delícia.

Texto Anterior: DÁ NO COURO
Próximo Texto: Fusão luminosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.