São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Frio exige maior atenção com veículo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os motoristas devem ter mais cuidado com a manutenção do veículo durante o inverno.
As temperaturas baixas dificultam o funcionamento do motor -principalmente pela manhã (veja quadro ao lado).
Carros movidos a álcool e dotados de carburador -onde ocorre a mistura ar/combustível- são os que mais sofrem.
"Com o motor frio, a tentativa de ligar carros a álcool sem a injeção de um pouco de gasolina pode comprometer o sistema elétrico", diz o mecânico Luiz Yoshimura.
Já os veículos a gasolina -com carburador ou injeção eletrônica de combustível- costumam pegar sem grandes dificuldades.
O desgaste da bateria também é maior em relação aos dias mais quentes. Ao menor sinal de dificuldade de o veículo pegar, deve-se procurar um auto-elétrico.
Na hora de ligar o carro, apague faróis e deixe desligado o rádio -ao sair do veículo, verifique se todas as luzes estão apagadas.
Nenhum carro, seja a gasolina ou álcool, com injeção eletrônica de combustível ou carburador, precisa esquentar estacionado -haverá apenas maior perda de tempo e combustível.
"Os componentes mecânicos esquentam mais rápido com o carro em movimento. Por isso, ao dar partida, o melhor é sair imediatamente", afirma Marco Aurélio Martins, da mecânica MC.
O único cuidado é não forçar o motor -o ideal é trafegar em baixa velocidade. Com o afogador puxado ao máximo (em carros com carburador), o combustível não queima totalmente -vai descer direto ao motor e diluir o óleo lubrificante.
Outro cuidado é pisar no pedal de embreagem antes de ligar o veículo. Isso ajuda a diminuir o peso do câmbio sobre o motor e a aliviar o trabalho da bateria.

Texto Anterior: Frio exige maior atenção com veículo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.