São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
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Daewoo estuda instalar fábrica no Brasil

MILTON GAMEZ
ENVIADO ESPECIAL A SEUL (CORÉIA)

A Daewoo Motor Company, terceira maior montadora de automóveis da Coréia do Sul, pode incluir o Brasil em seu audacioso projeto de figurar entre as dez maiores companhias automobilísticas do mundo até o ano 2000.
A empresa estuda um investimento de US$ 500 milhões numa fábrica de automóveis de passeio em solo brasileiro, com capacidade anual de 100 mil unidades.
A decisão depende das perspectivas econômicas do Plano Real e da negociação das exceções ao regime automotivo do país nas próximas semanas, disse o presidente da Daewoo Motor, Yang Jae-Shin.
O México, segundo ele, está no páreo pela mesma fábrica, com a vantagem de estar mais próximo do mercado norte-americano.
Mercosul
Mas o diretor da empresa para a América Latina, Young-Koo Choi, acha que o Brasil poderá ser escolhido devido ao potencial interno de consumo e ao processo de consolidação do Mercosul.
"Vamos investir no Mercosul e o Brasil poderá ser a nossa base de exportações para a região. O México tem uma posição geográfica privilegiada, mas restringe muito a entrada de novos fabricantes."
Segundo ele, como as montadoras já instaladas no Brasil são muito fortes, a Daewoo só seria competitiva se produzisse acima de 100 mil veículos por ano -o equivalente a 5% do mercado atual, de 2 milhões de unidades.
A Daewoo espera que o governo do Brasil abra um sistema de cotas para veículos asiáticos, cuja venda no país foi inviabilizada pela elevação da alíquota de importação de 32% para 70%, em abril de 95.
Mesmo que ocorra um entendimento em torno das exportações de veículos coreanos e o país decida reduzir as alíquotas de importação, a Daewoo irá manter os estudos de investimento pesado no Brasil, disse o executivo.
"Mas só investiremos no Brasil se pudermos ser competitivos localmente e internacionalmente."
Segundo ele, três Estados brasileiros (entre os quais São Paulo e Rio) já procuraram a Daewoo oferecendo incentivos fiscais.
Exportação
Nos últimos três anos, a empresa exportou para o Brasil cerca de 20 mil veículos, principalmente o sedã Espero e a utilitária Damas (a popular "bestinha").
As montadoras coreanas (incluindo a Hyundai e a Kia Motors, as duas maiores) enviaram mais de 35 mil unidades ao país nos primeiros cinco meses de 1995.

O jornalista Milton Gamez viajou a convite do grupo Daewoo

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