São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Euro-96 decide vaga com jogos de 91

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Terminada a segunda rodada da primeira fase da Eurocopa-96, as seleções fazem contas para saber as chances de classificação para as quartas-de-final.
A Croácia, que venceu ontem, é a única equipe que está garantida matematicamente na próxima fase. Romênia e Turquia são as seleções que já não têm possibilidades de classificação.
Nos quatro grupos da primeira fase da Euro-96, há boa chance de duas seleções terminarem empatadas em pontos ganhos.
Em três dos grupos, a definição das vagas pode sair da campanha dos times nas eliminatórias da Euro-92, da Copa-94 e da Euro-96.
Nesse caso, jogos de 1991 podem seu usadas para decidir vagas.
Se dois ou mais times terminarem empatados em pontos, oito critérios servem como desempate.
São eles, nesta ordem: confronto direto; saldo de gols nos jogos entre os times empatados (no caso de mais de duas equipes); gols marcados nos jogos entre as seleções empatadas (também no caso de mais de duas equipes); saldo de gols; gols marcados; média de pontos nas eliminatórias da Euro-92, Copa-94 e Euro-96; fair play e sorteio.
Situações
No Grupo A, Inglaterra e Holanda lideram com quatro pontos. Escócia e Suíça possuem só um.
Se a Inglaterra perder para a Holanda por 2 a 0 e a Suíça vencer a Escócia pelo mesmo placar, os suíços eliminam os ingleses por terem uma melhor média de pontos nas eliminatórias em questão.
Em contrapartida, se a Holanda perder da Inglaterra por 2 a 0 e a Escócia bater a Suíça pelo mesmo placar, os holandeses se classificam pelo mesmo motivo.
No Grupo B, França e Bulgária lideram com quatro pontos e empatam em saldo e gols marcados.
Os franceses têm vantagem na média de pontos nas eliminatórias. A Espanha, com dois pontos, também está na briga por uma vaga. O time perde nesse critério para a França, mas supera a Bulgária.
Se Portugal perder por 3 a 0 para a Croácia e a Dinamarca bater a Turquia por 1 a 0, nos jogos que fecham o Grupo D, portugueses e dinamarqueses irão decidir a vaga pelas eliminatórias. A Dinamarca leva vantagem no critério.

Próximo Texto: Jogo limpo é inútil como critério de desempate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.