São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP lança dossiê sobre Florestan

Sociólogo é tema de publicação

DA REDAÇÃO

Acontece hoje, às 17h, no anfiteatro do departamento de História da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária, o lançamento do nº 29 da "Revista USP", que traz um dossiê sobre a obra do sociólogo Florestan Fernandes, morto no ano passado.
Florestan, nascido em 1920, formou-se em 1947 em ciências sociais pela USP, por onde também se doutorou em 1951. Exilado com o regime militar, lecionou nas universidades de Columbia (EUA) e Toronto (Canadá). Foi também deputado federal pelo PT em duas legislaturas (1987-1995).
Erudito, pesquisador fecundo, foi marxista e deixou 50 livros lançados.
No lançamento de hoje, uma mesa redonda composta por Francisco de Oliveira (coordenação), Hélio Bicudo, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Octávio Ianni e Paul Singer debaterão a obra do professor.
O "Dossiê Florestan Fernandes" tem textos de José de Souza
Martins ("Vida e História na Sociologia de Florestan Fernandes"), Claudio Vouga ("Evocações na Contramão"), Octávio Ianni ("A Sociologia de Florestan Fernandes"), João Baptista Borges Pereira ("A Questão Racial Brasileira na Obra de Florestan Fernandes"), Paul Singer ("Reminiscências de Florestan Fernandes") e Maria Arminda do Nascimento Arruda ("Arremate de uma Reflexão").
A edição conta ainda com os autores Roberto Cardoso de Oliveira ("O Ensino Antropológico de Florestan Fernandes") e José Jeremias Oliveira Filho ("A Reflexão Metodológica em Florestan Fernandes")
Dois textos do sociólogo, "A Família Patriarcal e Suas Funções Econômicas" e "O Ardil dos Políticos", além de um ensaio fotográfico, compõem o volume.

Lançamento: Revista USP nº 29
Quando: hoje, às 17h
Onde: anfiteatro do departamento de História da Universidade de São Paulo (Cidade Universitária, Butantã, zona oeste)

Texto Anterior: "Lollapalooza do jazz" começa hoje
Próximo Texto: Fredric Jameson fala hoje sobre marxismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.