São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996 |
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Pow Wow deve gerar negócios de US$ 3 bi
SILVIO CIOFFI
Durante os dias em que o evento aconteceu, cerca de 1.670 operadores e agentes de turismo de 70 países visitaram os mais de 1.200 estandes armados no centro de convenções por cidades e Estados norte-americanos, companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, grupos hoteleiros, locadoras de carros e por diversos megaparques. Cerca de 5.500 pessoas estiveram no evento bilionário, entre os quais 400 jornalistas. Sacudida por terremotos reais e sociais, Los Angeles hospedou o Pow Wow há 11 anos e, agora, não quer ficar fora do itinerário de uma indústria que, segundo a TIA, deve ser a maior até o ano 2000 e já é a que mais cresce no mundo. Palestras Gerald Greenwald, principal executivo da United Airlines, foi um dos palestrantes do Pow Wow'96 e defendeu a necessidade de a indústria do turismo colocar mais ênfase às necessidades do consumidor e a investir no desenvolvimento tecnológico. Destacou também o aumento do número de viajantes internacionais que se destinam aos EUA, aumento que se deve em larga medida a eventos como o Pow Wow. Segundo Greenwald, os EUA receberam em 1985 cerca de 26 milhões de visitantes -que gastaram cerca de US$ 26 bilhões- e, uma década depois, alcançou a marca de 45 milhões de turistas estrangeiros -o que representou um ingresso de US$ 78 bilhões. Para que se tenha uma idéia do que isso representa, o Brasil recebeu no ano passado 1,9 milhão de turistas estrangeiros, número inexpressivo mesmo quando comparado ao de outros destinos internacionais fora dos EUA. O exemplo de Cancún, balneário construído no Caribe mexicano nos anos 70 e que recebeu mais de 2 milhões de turistas no ano passado, pode ilustrar a pobreza do desempenho brasileiro. Texto Anterior: ÁGUA; PATOS; CARRINHOS; VELOCIDADE; ORCAS; GOLFINHOS Próximo Texto: Brasil já é o sétimo maior emissor de turistas aos EUA Índice |
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