São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda ainda cuida da defesa

JOSÉ CARLOS CHAVES
DO ENVIADO ESPECIAL

Colônia holandesa ou país independente? Nem uma coisa nem outra. Em 1º de janeiro de 1986, Aruba deixou de integrar as Antilhas Holandesas, que hoje reúnem as ilhas de Bonaire, Curaçao, St. Maarten, St. Eustatius e Saba.
Desde então, o Reino da Holanda está dividido em três partes: a Holanda, as Antilhas Holandesas e Aruba, que é uma espécie de Estado holandês autônomo fora da Europa. Os arubenses, por exemplo, têm direito a passaporte holandês.
A ilha tem o direito de legislar sobre os assuntos internos, enquanto a Holanda é responsável pela defesa do território da ilha arubense e pela administração dos assuntos externos.
A ilha é governada pelo ministro-presidente (uma espécie de primeiro-ministro), que dirige o Conselho de Ministros, representando o Poder Executivo.
Para tratar dos interesses holandeses, é indicado pela rainha um governador, com mandato de seis anos.
O Poder Legislativo é formado por um Parlamento composto de 21 membros eleitos por voto direto, para um período não maior do que quatro anos.
O Poder Judiciário está sob responsabilidade do Tribunal de Justiça Comum de Aruba e das Antilhas Holandesas e também do Supremo Tribunal da Holanda.
Em 1991, Aruba havia tentado a independência, mas acabou voltando atrás em razão da impossibilidade de manter-se sem o apoio financeiro holandês.
(JCC)

Texto Anterior: Para quando você for a Aruba
Próximo Texto: Escola ensina até 4 línguas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.