São Paulo, terça-feira, 18 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veranópolis é terra da longevidade

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Veranópolis, na serra gaúcha, é conhecida no Estado como a "terra da longevidade". Um exemplo local de vida longa ativa é o empresário Elias Ruas Amantino, candidato do PMDB à prefeitura, que fará 81 anos daqui a um mês.
A expectativa de vida dos gaúchos ao nascer, segundo o relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), é de 74,6 anos.
A longevidade dos cerca de 17 mil habitantes de Veranópolis (165 km ao norte de Porto Alegre) vem sendo estudada pelo geriatra da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica), Emilio Moriguchi.
Conforme o secretário da Saúde de Veranópolis, Waldemar de Carli, 17% da população que chega aos 65 anos vive 80 anos ou mais. Ele disse que a média nacional em relação a esse dado é de 3% a 4%.
Uma boa alimentação e a atividade física regular constam dos hábitos de boa parte dos moradores de Veranópolis, basicamente descendentes de italianos. Uma taça de vinho, pelo menos, é bebida no almoço.
"Vinho é vida, vinho é remédio", disse ontem Amantino pelo telefone à Agência Folha, durante o expediente na fábrica de armas que dirige. Ele declarou que criou o hábito de beber vinho diariamente em 1952, há 44 anos.
Com o mesmo entusiasmo com que elogia o vinho, ele condena o cigarro, vício que deixou há quase 30 anos. "Quando vejo alguém fumando conto histórias de amigos que morreram por causa do cigarro."
Sem poluição, o ar na cidade "é tão bom que, se desse, devia ser engarrafado e exportado", disse o empresário e candidato a prefeito.

Texto Anterior: NE abriga 18,8 mi de pobres
Próximo Texto: Menino na Paraíba é retrato da concentração da miséria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.