São Paulo, terça-feira, 18 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Abordagem política; Discriminação; Tratamento injusto; Desmentido; Erros na tabela; Divisão justa; Sutileza; Desrespeito

Abordagem política
"Concordo apenas um pouco com José Maria Pacheco de Souza ('Painel do Leitor', 2/6). Ele diz constatar 'um tom pastel' na forma como a Folha aborda a questão política atual.
Porém, se falta uma 'cor mais forte' na crítica política 'oficial' do jornal, a temos em abundância nos textos dos ilustres colaboradores, como Janio de Freitas, Carlos Heitor Cony, Aloysio Biondi, dr. Osíris Lopes Filho, entre outros.
Temos, igualmente, depoimentos e reportagens de proeminentes figuras.
Por tudo isso, não podemos reclamar, seriamente, por 'mais definição' na linha política da Folha, pois esta é evidente na escolha da participação desses profissionais no jornal.
P.S. - Será que o Kandir merece todo o apoio que recebe da Folha? Tenho as minhas dúvidas -como muita gente tem."
Ana Mendes (Rio de Janeiro, RJ)

Discriminação
"Mais uma vez a Folha demonstra seu comportamento discriminatório contra o PT. Na edição de 16/6 a manchete é, no mínimo, questionável.
Demonstra o empate entre Serra e Rossi segundo a pesquisa Datafolha, não dando destaque a Luiza Erundina, que se encontra em primeiro lugar.
O segundo lugar é mais importante do que o primeiro?
Não sou filiado ao PT e nem tenho procuração do partido para fazer sua defesa pública. Lamento apenas a forma como o PT é tratado por este jornal, do qual sou assinante."
Luiz Carlos Rizzo (Maringá, PR)

Tratamento injusto
"O trabalho da Associação Beneficente Cristã (obra social da Igreja Universal do Reino de Deus) não é uma 'técnica de marketing social', como podem até sugerir alguns segmentos da nossa sociedade.
Somente em 1995 foram distribuídas cerca de três toneladas de alimentos não-perecíveis, por dia, a várias instituições e comunidades carentes. É um recorde mundial.
Por isso, causam-me profundo pesar os comentários do articulista Nelson de Sá em 14/6. Ele usa expressões como: 'Gente atenta à oportunidade', 'evidente esforço publicitário', 'organização cristã concorrente', referindo-se ao trabalho da ABC na tragédia de Osasco.
Não queremos propaganda. Não queremos bajulações. Queremos, sim, de vossa parte, um tratamento justo.
Por favor, não deixem que violentem os nossos ideais."
Ronaldo Didini, presidente nacional da ABC -Associação Beneficente Cristã (São Paulo, SP)

Desmentido
"Rolando Boldrin desmente qualquer convite feito por 'centrais sindicais' para participar da convocação da greve geral do próximo dia 21, conforme noticiado dia 14/6 neste jornal, na coluna 'Painel'."
Rolando Boldrin, ator, cantor e compositor (São Paulo, SP)

Erros na tabela
"A fim de esclarecer a Folha e seus leitores, informamos por que foi suspensa 'sine die' a cobrança do ITR-95.
A tabela seguida pela Receita Federal estava cheia de erros e discrepâncias regionais, com o preço da terra nua mais alto que o valor de mercado da terra, com todas as benfeitorias.
O principal erro é que quase ninguém sabe diferenciar o valor da terra, nela agregados todos os melhoramentos, como culturas permanentes, culturas anuais, calcário, adubos e corretivos aplicados na terra e todos os melhoramentos aplicados na propriedade como luz elétrica, telefone, cercas, estradas e benfeitorias como casas, garagem, silos, galpões etc.
Valor da terra nua é o valor da terra, dela excluídos os valores acima citados."
Paulo Paulista Leite Silva, diretor-presidente da UDR (União Democrática Ruralista) da Alta Mogiana (Ribeirão Preto, SP)

Divisão justa
"Do que se trata não é de que os estudantes universitários paguem, mas que dividam com as comunidades pobres uma parte do que recebem do ensino público.
Isso faria com que esses contingentes de jovens entrassem diretamente em contato com a outra parte, majoritária, de sua geração.
Iniciativas como essa fortalecem os espaços públicos, ameaçados pelas políticas que privilegiam os ajustes fiscais por sobre as políticas sociais."
Emir Sader (São Paulo, SP)

Sutileza
"Mui sutil o verbete Igreja Católica da enciclopédia distribuída pela Folha.
Ao não mencionar que a igreja romana se tornou 'representante' nos anos 300, em aliança espúria com Constantino, a Folha 'peca' contra a verdade histórica, vergasta seu ódio contra os protestantes e demonstra que, como no resto do mundo político, econômico e religioso, está de 'rabo preso' com a turma da batina preta."
Enezio E. de Almeida Filho (Jacutinga, MG)

Desrespeito
"Certo ou errado em suas decisões de governo, o sr. Fernando Henrique Cardoso é o presidente da República.
Partindo-se desse pressuposto, deve o mesmo ser respeitado como tal. Reprovável, sob esse prisma, a declaração feita por Luiz Inácio Lula da Silva: '... O Fernando Henrique está se transformando numa mala sem alça...'.
A lamentável mostra de desrespeito retrata o despreparo pessoal e político de Lula."
Carlos Fabricio O. Ratacheski (Curitiba, PR)

Texto Anterior: De cara limpa e alma lavada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.