São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piemontês dá 60% de carne na cruza

SEBASTIÃO NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Desconhecido no país até poucos anos atrás, o gado piemontês, de origem italiana, é uma das atrações da Expocorte, feira que começa hoje em São Paulo.
"Trouxemos 80 animais e o juiz italiano Franco Serra para conduzir os julgamentos", diz Breno Carvalho Pereira, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Piemontesa, sediada em Avaré (268 km a oeste de São Paulo).
Apesar de haver chegado ao Brasil em 1974, somente agora o piemontês e os resultados dos cruzamentos da raça com o nelore para produção de animais meio-sangue começam a ficar mais conhecidos.
A associação possui 70 criadores em seu quadro. São 1.500 animais puros e pelo menos 8.000 animais mestiços.
Experiências comprovam que a raça tem bom desempenho na chamada cruza industrial.
Segundo Pereira, o frigorífico Sadia, na cidade de Barra do Garças (Mato Grosso), conseguiu rendimento de carcaça de 59,7% no abate de animais meio-sangue piemontês com zebu aos 27,9 meses de idade.
"As provas de avaliação de carcaça de novilhos precoces mostram que os meio-sangue piemontês com nelore apresentam rendimento próximo aos 60% de carne", afirma Pereira.

Texto Anterior: Limelight abre suas portas para caubóis
Próximo Texto: Corona vende quotas da vaca Fauvette; Campeonato da Abhir reúne 88 cavaleiros; Enio Monte vai realizar festivais equinos em SP; Agrocentro sedia a internacional andaluz; Orlândia promove Mangalargão em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.