São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba enfrentar os problemas de GPF

* "Tenho um DX2 de 66 MHz com 8 Mbytes de RAM e recursos multimídia. No kit veio o CD-ROM 'Altamira Composer'. Acrescentei 4 Mbytes de memória, e o programa passou a dar a mensagem Falha Geral de Proteção. Consigo instalar programas em CD-ROM, mas não usá-los. As memórias têm de ser iguais e da mesma série de fabricação? O 'Windows 3.11' resolveria o meu problema?"
Rogério Fernandes Brito
(Itajubá, MG)
Resposta
O mais provável é que, por falta de configuração do gerenciador de memória, o "Windows" tenha se perdido ao usar a área de memória alta.
Se a instalação dos arquivos do "Windows" tiver algum arquivo danificado, o problema pode ser resolvido com a reinstalação.
Também é possível que algum componente da memória acrescida esteja com defeito. O ideal é que as memórias sejam do mesmo tipo e tenham mesmo tempo de acesso.
Um erro de paridade não detectado pelo teste no momento em que a máquina foi ligada também pode ter causado o problema.
O erro de GPF (em português, Falha Geral de Proteção) é uma proteção do "Windows", que evita que um programa utilize um trecho de memória determinado para outro aplicativo.
Quando o erro de GPF for no módulo DDEML.DLL, é relativamente fácil corrigi-lo.
Esse problema ocorre devido a uma falha de programação nesse módulo. Para corrigir essa falha, a Microsoft tem um arquivo, o DDEML.EXE, distribuído no BBS da empresa ou em disquete. O telefone do BBS Microsoft é (011) 872-4106.

Texto Anterior: Programas auxiliam a criação de páginas
Próximo Texto: Configurações de memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.