São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra de Machado de Assis será lançada em 40 volumes

Megaprojeto orçado em US$ 1 milhão incluirá um CD-ROM

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Com um megaprojeto orçado em US$ 1 milhão, o francês Jean-Michel Massa, 65, pretende lançar, entre 1997 a 2000, 40 volumes com a obra completa de Machado de Assis, em português, contextualizada e com mapas, e um CD-ROM.
Massa, professor do Centro de Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusófola da Universidade de Haute Bretagne, está no Rio, onde faz hoje palestra sobre "O Alienista".
Ele fez tese sobre a juventude de Machado de Assis, publicada no Brasil pela Civilização Brasileira. Ele tem mais 20 trabalhos sobre o escritor.
Já com apoio do Ministério da Cultura, Massa quer a chancela da Academia Brasileira de Letras para o projeto, mas enfrenta a resistência de alguns acadêmicos, como o ex-presidente da casa, Josué Montello.
Antônio Houaiss, presidente atual da ABL, é um dos participantes do projeto.
Os organizadores esperam a decisão da ABL para partir em busca de patrocínio.
O objetivo, além de publicar as obras completas, é contextualizar os escritos. Por exemplo, quando Machado cita a Guerra do Paraguai, haveria uma nota explicativa sobre este evento histórico.
Os mapas mostrarão a localização exata de ruas e locais citados por Machado.
Cerca de um quarto da obra será de "semi-inéditos", segundo Massa. São textos publicados só uma vez em jornal ou outras publicações, que serão reunidos em livro pela primeira vez.

Texto Anterior: O amor é cego e imaturo por natureza
Próximo Texto: Chega hoje o furacão "Twister"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.