São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Balilla não decepciona matriz

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Balilla de Moema não decepciona a matriz
Data de 70 anos a história da cantina Balilla, iniciada pela família Tucci, chegada ao Brasil no fim do século passado.
Até hoje nas mãos de familiares, o restaurante aventura-se agora na abertura de um novo endereço, desta vez em Moema.
A filial tem um perfil diferente da tradicional casa da rua do Gasômetro, no bairro do Brás. A decoração é moderna, o salão é aberto para a rua, o chão é rústico e as mesas de madeira são nuas.
Mas a cozinha é supervisionada pela proprietária da antiga Balilla, Marlene Mazza, parente dos Tucci e há 36 anos no posto.
Neste empreendimento, ela associou-se a José Carlos Kanner, mantendo porém a casa original e o comando da cozinha. Sua equipe prepara no Brás as massas frescas, os molhos e os temperos que serão servidos em Moema.
Com isso, a cozinha da Balilla chega com integridade a seu novo endereço. Uma cozinha italiana simples e afetiva, de paladar caseiro, porções generosas e bons preços.
O capão grelhado -um frango mais saboroso que o habitual- é preparado na churrasqueira de carvão (que bom que em Moema manteve-se essa tradição), acompanhado por um abundante molho vinagrete cheio de cebolas de sabor um tanto ríspido.
Os fusilli (massa comprida, redonda e grossa) são servidos com molho de tomate, ou variantes que recebem linguiça calabresa ou braciola.
Alguns antepastos são portentosos, como a escarola recheada com farinha de rosca, alice e azeitona, ou a berinjela com calabresa gratinada.
Como no Brás, o cardápio da nova Balilla é pequeno, feito com regularidade, e, se o visual da casa perde a calorosa referência à tradição, a cozinha não decepcionará os admiradores da matriz.
Ligue para Folha Informações Ilustrada (0 900 78-0311) e ouça outras sugestões de restaurantes em São paulo. O serviço custa R$ 2 em todo o país

Texto Anterior: Mauá preserva sua vocação para a boa comida
Próximo Texto: Bom e barato; King Crab; Junina; Morango
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.