São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda sobe e preços ficam estabilizados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A previsão de crescimento das vendas nos supermercados em junho está se confirmando. Junho é um mês com maior número de sábados (cinco) -o melhor dia de vendas para o setor. Hoje é o quarto sábado do mês.
Mesmo com crescimento das vendas, os preços tiveram pouca alteração em São Paulo nesta semana, conforme pesquisa do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados.
Nos supermercados, após queda de 0,21% na semana anterior, os preços caíram 0,03% nesta. Já nos hipermercados a alta foi de 0,08%, contra queda de 0,27% antes.
Em algumas regiões do país o crescimento de vendas se deve à safra agrícola, que está canalizando mais dinheiro para o comércio.
É o que ocorre no sudoeste de Minas Gerais, onde atua a rede Tonin. As vendas no varejo cresceram 9% nos 20 primeiros dias de junho em relação ao mesmo período de maio, diz Luiz Tonin.
O maior movimento se deve às safras de café e de cana-de-açúcar da região. Já as vendas no atacado estão em ritmo menor, com crescimento de 3%, afirma. Tonin prevê que no próximo mês as vendas continuem a crescer.
Quanto aos preços das mercadorias, ele diz que não há mudanças significativas, à exceção de alguns produtos sazonais.
As indústrias não estão com espaço para elevar preços. Às vezes, demoram até 60 dias para conseguir repassar preços para o varejo, afirma.
Produtos
A pesquisa do Datafolha mostrou que os itens que mais caíram na semana em São Paulo foram arroz, leite, feijão e café. Entre as altas estiveram as carnes e as massas.
A alta da carne deve continuar nos próximos meses, já que este é um período de entressafra.
Os alimentos básicos mostraram queda de 0,29% na semana, conforme outra pesquisa do Datafolha em supermercados.

Texto Anterior: Remédio vai ter reajuste
Próximo Texto: Pão de Açúcar dá prazo de até 90 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.