São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo invade fazendas

DA AGÊNCIA FOLHA

Duas fazendas foram invadidas no final da última semana por cerca de 270 pessoas em João Lisboa (637 km a sudoeste de São Luís-MA).
Segundo informações da Polícia Federal, pelo menos 80 homens entre os invasores estariam "fortemente armados".
Não houve confronto com funcionários das fazendas. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) disse desconhecer as invasões.
Segundo o superintendente da Polícia Federal do Maranhão, Sidney Lemos, a situação na área é tensa e fazendeiros da região estariam se armando por se sentirem ameaçados pela onda de invasões. "Se não houver uma providência do governo, a situação pode se complicar", afirmou.
A Polícia Federal suspeita que homicidas foragidos da polícia estejam liderando os invasores. A polícia não esteve no local até ontem. O secretário estadual de Agricultura, Francisco Coelho, 47, disse que uma equipe do Iterma (Instituto de Terras do Maranhão) com representantes do Incra iria hoje ao local.
As fazendas invadidas, Pingo de Ouro e Cavalcante, ficam a cerca de 50 quilômetros da cidade. A fazenda é considerada produtiva pelo Incra.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz (11 km de João Lisboa), coronel Emy Rodrigues Linhares, disse que foi procurado pelos donos das fazendas e que comunicou o Comando Geral da PM na sexta-feira, mas que até ontem não havia recebido determinação de mandar tropas ao local.
Paraná
Durante o final de semana, o MST do Paraná aumentou sua presença na fazenda Monte Azul, em Querência do Norte, ocupada há um ano pelos sem-terra.
Segundo Celso Anghioni, da coordenação do MST em Querência do Norte, cerca de 350 famílias estão "se revezando" na fazenda, desapropriada em março de 95 para fins de reforma agrária. Anteriormente 150 famílias ocupavam a fazenda.
Anghioni disse que o reforço se deu após decisão da Justiça do Paraná, que determinou a reintegração de posse da fazenda.

Texto Anterior: Garimpeiros interditam acessos da Vale
Próximo Texto: CCJ deve avaliar hoje votação de destaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.