São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Caminho Suave" é vetada

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A coleção "Caminho Suave" -um dos nomes mais conhecidos na iniciação às letras no país- foi incluída na pior parte da lista do MEC: a que acusa "erros conceituais ou informações que induzam a erros graves relativos ao conteúdo da área e/ou preconceitos".
"Já estávamos preparando tudo para reformular esses livros, mas puseram tanta coisa (na avaliação sobre o "Caminho Suave") que ainda não sabemos o que vamos fazer", diz a autora da coleção, professora Branca Alves de Lima.
Ela destaca que a cartilha "Caminho Suave" não foi avaliada, mas só os livros de mesmo título destinados ao ensino de português, com volumes que cobrem da 1ª à 4ª série -todos excluídos pelo MEC. "Eles só vão avaliar as cartilhas no próximo ano."
Segundo Branca, os resultados da avaliação só chegaram à editora -também chamada Caminho Suave- na sexta-feira passada. "Passei o final de semana lendo o relatório."
Para ela, a avaliação do MEC "tem muita minúcia". Por exemplo: "Eles dizem que os desenhos não combinam com o assunto tratado no livro, que eles estão lá só como enfeite. Mas é um absurdo, eu cuidei muito disso".
Outra crítica ao seu material: praticamente todos os textos da coleção "Caminho Suave" foram escritos pela própria Branca. Segundo os avaliadores do MEC, os livros deveriam oferecer uma variedade maior de textos -com trechos de obras literárias.
(FR)

Texto Anterior: Exemplo de erros encontrados nos livros
Próximo Texto: FGV divulga lista para a segunda fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.