São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Mui amigo; Briga eleitoral; Passando por cima; Berço esplêndido; Bandeira católica; Identidade racial; Prioridade oficial; Guerra eleitoral; Montando o time; Preocupação religiosa; Jogo pesado; Por baixo do pano; Velhos companheiros; Na marra; Dono do cofre; Visita à Folha

Mui amigo
Maluf ligou para os líderes Odelmo Leão (PPB) e Valdemar Costa Neto (PL). Pediu votos contra a CPMF. Não poderia haver notícia pior para Jatene, que já não conta com o PFL.

Briga eleitoral
Delfim, que havia prometido a Jatene votar a favor da CPMF, mudou de idéia. Maluf entrou no circuito. O prefeito não engoliu Covas ter tomado de volta um hospital do Estado de São Paulo que estava municipalizado.

Passando por cima
O secretário-executivo Pedro Parente (Fazenda) perdeu a paciência com o ritmo das liquidações das empresas oficiais. Exige mais rapidez dos liquidantes, que estão subordinados a Bresser Pereira (Administração).

Berço esplêndido
São 30 as empresas oficiais em liquidação. Há casos que se arrastam desde 90, como o da Siderbrás. O custo estimado para o Tesouro é de R$ 100 mi ao ano. Há salários de liquidantes que chegam a R$ 10 mil mensais.

Bandeira católica
Foi decidido ontem: o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB de 1998 será "Educação".

Identidade racial
No encontro dos presidentes do Mercosul, Menem elogiou FHC pela entrada de Kandir (Planejamento) no governo. Como Domingos Cavallo, o ministro tem pai armeno. E mãe síria, a exemplo do próprio Menem.

Prioridade oficial
Partiu de José Gregori, chefe de gabinete de Jobim, a sugestão para o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana convocar o procurador e o delegado do inquérito que apura a chacina de Eldorado do Carajás.

Guerra eleitoral
Serra saiu na frente em uma área na qual o malufismo tinha dianteira. Já espalhou por avenidas paulistanas militantes pagos balançando bandeiras do PSDB.

Montando o time
Rossi, candidato do PDT em São Paulo, fechou acordo com o publicitário João Carlos Serres, da Telefilme, para fazer sua campanha de TV e de rádio.

Preocupação religiosa
O ministro Raul Jungmann (assuntos Fundiários) pediu ao presidente da CNBB, d. Lucas Moreira Neves, que a Pastoral da Terra atue junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. E que contenha a escalda da violência. Se encontraram segunda.

Jogo pesado
Consultor de Bill Clinton, James Carville reuniu-se ontem com Maluf, na casa do prefeito, em São Paulo. O consultor, que deu conselhos a FHC em 94, veio orientar o candidato Celso Pitta. Ele não costuma cobrar barato.

Por baixo do pano
A cúpula do PFL forçou a seção paulista a fazer acordo com Maluf. Em troca do apoio a Pitta, o malufismo fez Marcos Medrado, presidente do PPB baiano, desistir de concorrer em Salvador.

Velhos companheiros
ACM teve participação vital na desistência de Marcos Medrado (PPB-BA) de disputar a eleição em Salvador. O pepebista estava melhor nas pesquisas do que o pefelista Antonio Imbassahy. Maluf não hesitou um segundo.

Na marra
Funcionou a prensa que Maluf deu no BC. Chegou ao Senado projeto que viabiliza empréstimo do BID ao Cingapura. Esperidião Amin brinca: "Quero ver o Serra votar a favor do Maluf".

Dono do cofre
O publicitário Luiz Fernando Furquim, que trabalhou para FHC em 94, é o coordenador do comitê de finanças da campanha de Serra em São Paulo.

Visita à Folha
O secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcos Mendonça, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado do diretor-presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fábio Magalhães, do diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima, e da assessora de imprensa, Adélia Adaime Lombardi.

TIROTEIO
De Sandra Starling (PT-MG), sobre a mudança que considera ter ocorrido no comportamento de FHC desde a chacina de Eldorado do Carajás (PA):
- Suas atitudes não combinam com um presidente que prometeu fazer a reforma agrária. Alguns fazendeiros devem ter feito sua cabeça.

Próximo Texto: Encontro marcado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.