São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Verba é suficiente', diz Kapaz

DA REDAÇÃO

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Emerson Kapaz, 41, acredita que há recursos suficientes para as universidades.
"Se você considerar que nós estamos hoje com o maior volume de recursos já repassados para as universidades por qualquer governo, você poderia chegar à conclusão de que são eles suficientes, sim."
"Hoje representam quase 70%, em termos reais, a mais do que dois anos e pouco atrás. Hoje temos uma arrecadação equivalente a R$ 1,517 bilhão para as três universidades."
"Complementam esses recursos mais 1% do ICMS, que é repassado à Fapesp para o financiamento de pesquisa e extensão."
"E esse volume de recursos só poderia, na minha opinião, hoje ser questionado em termos de ser suficiente ou não se nós fizermos uma avaliação qualitativa."
"Para fazermos uma avaliação qualitativa nós temos que ter uma forma de medir isso. Nós falamos de muita ou pouca verba, mas não falamos em sistemas e metodologias de avaliação do desempenho das universidades, que existem em qualquer lugar do mundo, mas não no Brasil."
"Foi em função disso que, quando assumi a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a primeira e mais urgente obrigação foi restabelecer o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Ele começou a trabalhar no mês de abril do ano passado, está na sua décima reunião mensal e é composto pelas universidades, institutos de pesquisa, empresários e membros do governo." "Entre seus objetivos está estabelecer uma metodologia de avaliação para as universidades e institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, metodologia essa que eu devo dizer e anunciar hoje em primeira mão para o debate da Folha, já está pronta e formulada e começará a funcionar a partir de 97."
"Para finalizar, a vinda de recursos de fora das universidades, por meio da parceria universidade-empresa, é bem-vinda, sim."

Texto Anterior: Ab'Saber não crê nas empresas
Próximo Texto: Para professor, salário é baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.