São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996 |
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Lei antifumo pode alterar festivais Hollywood Rock pode mudar nome DA REPORTAGEM LOCAL Megafestivais como Hollywood Rock, Carlton Dance e Free Jazz podem ser forçados a mudar de nome ou alterar sua forma de publicidade.A nova lei antifumo, que deve entrar em vigor após sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso no prazo máximo de 13 dias, prevê, no artigo 3º, que a publicidade de cigarros não pode ser dirigida a crianças ou adolescentes e também não deve relacionar a imagem do fumante ao êxito ou sucesso. Segundo o deputado Elias Murad (PSDB-MG), autor do projeto de lei -aprovado pela Câmara no dia 26 de junho- com novas restrições à publicidade e uso do cigarro, a nova lei pode interferir no formato das propagandas dos festivais patrocinados pela indústria do cigarro. "Os festivais são dirigidos a adolescentes e sua publicidade dá idéia de sucesso no desenvolvimento físico e mental, o que a lei proíbe. Ela só não proíbe a propaganda estática do cigarro nos locais de apresentação dos shows." O deputado disse, entretanto, que a lei não contém nenhuma cláusula específica sobre os festivais. "Quando o projeto foi elaborado, em 1989, os festivais não eram tão comuns", afirmou. Segundo ele, após aprovação da lei, o Ministério da Saúde é o órgão que pode exigir alterações nas publicidades dos festivais. Para o jurista Celso Bastos, a lei não contém proibições ou restrições à publicidade dos festivais. "O que pode haver é um enfraquecimento da publicidade nesses eventos", afirmou. Segundo ele, nos estádios onde acontecem festivais como o Hollywood Rock, existem apenas a marca e o slogan, que não estão proibidos pela lei. Texto Anterior: "Trainspotting" virá ao Rio Cine em julho Próximo Texto: Eleazar faz 84 anos no hospital Índice |
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