São Paulo, sábado, 29 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTAQUES

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

1 - Cláusula social - "Nós reconhecemos que há uma vontade de tratar a questão dos laços entre comércio e normas de trabalho internacionalmente reconhecidas." É a cláusula social: condicionar acordos comerciais ao respeito de regras trabalhistas. Pretende-se punir países que permitem o trabalho infantil, como no caso brasileiro.
2 - Ampliação - O texto não trata do assunto. Chirac citou só o Brasil entre os países que podem "pretender" ingressar no G-7.
3 - ONU - "Os três departamentos encarregados do desenvolvimento serão fundidos e colocados sob a autoridade de um secretário-geral-adjunto." A idéia é criar um supergerente para a cooperação no desenvolvimento, pulverizada entre as agências da ONU.
4 - Globalização - "Estamos convencidos de que esse processo é portador de esperanças para o futuro. (...) Mas comporta igualmente riscos." O documento diz que os riscos devem ser resolvidos pelos próprios países subdesenvolvidos, adotando "boas políticas econômicas e reformas estruturais" (privatização, reforma do Estado).
5 - Comércio - "Nós reafirmamos o papel da Organização Mundial de Comércio e a preeminência de regras multilaterais." É uma alusão velada à legislação americana que pune Cuba, Líbia e Irã, atingindo empresas de países que com eles negociem. São leis unilaterais, e não multilaterais.
6 - Países muito pobres - Diferencia países em transição (ex-comunistas), economias emergentes (Brasil, México) e países muito pobres. A ajuda externa se concentrará nos últimos. Deixa em aberto a hipótese de vender ouro do FMI para ajudar os mais pobres.
(CR)

Texto Anterior: G-7 pede controle mais eficaz de mercado
Próximo Texto: Grupo quer criar 'metro social'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.