São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elas desistiram às vésperas do casamento

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Que motivos levam uma mulher que está com o casamento marcado, convites enviados, festa contratada e a futura casa montada a desistir de tudo nas vésperas?
Quatro mulheres que namoraram longo tempo e pretendiam se casar nos moldes tradicionais contaram à Folha porque mudaram de idéia na última hora.
A dentista Líbia Borges, 31, que desistiu do casamento e acabou voltando atrás, estava com igreja marcada, os convites prontos e o salão da festa alugado para se casar em novembro de 94. Uma depressão profunda a fez desistir um mês antes da festa.
"Tive até síndrome do pânico", lembra. "A depressão mascarava o medo do compromisso e também de mudar de vida."
Líbia desmarcou o casamento e começou a fazer psicanálise. Um ano depois, casou-se com o mesmo noivo. "Só que aí fizemos uma festa para poucos amigos, e só casamos no civil."
Cinco minutos
A produtora cultural Márcia Italo, 41, terminou um namoro de cinco anos em uma discussão de cinco minutos, cerca de um mês antes de se casar. Ela não ficou deprimida, nem arrependida.
"Fiquei aliviada", conta. "Tinha um namorado muito ciumento, e o rompimento definitivo aconteceu em um domingo", diz.
"Eu tinha saído para fazer compras com minha tia e, na volta, ele emburrou. Começou a discutir por causa de bobagem", lembra.
"Nós estávamos na varanda da casa dos meus pais e, de repente, eu ouvi a musiquinha do 'Fantástico'. Olhei lá para dentro e vi os dois sentadinhos em frente a TV. Pensei que aquela seria a minha vida, e terminei tudo ali."
Márcia estava com o apartamento comprado e o enxoval também, mas nunca pensou em voltar atrás. "Meu namorado achou que fosse mais uma das nossas briguinhas, mas eu não quis mais vê-lo", diz.
"Ele ligava lá para casa e eu pedia para minha irmã atender. Isso durou alguns meses, e depois ele sumiu. Nunca mais soube dele."
Outra que nunca mais viu o homem com quem namorou durante três anos e meio e estava com tudo pronto para se casar, mas desistiu 15 dias antes, foi a empresária Regina Soares de Moura, 36.
"Ele estava viajando quando eu me decidi, e me procurou na volta, mas era irreversível", conta. "Eu já tinha inclusive me mudado para a casa do meu atual marido" (leia depoimento ao lado).
"Outro" de ocasião O "outro" que aparece nessas horas, segundo a publicitária Silvia Finkelsten, 29, não a ver com traição, mas com insatisfação.
Ela desistiu do casamento cinco dias antes da festa. "Apareceu um outro cara, na época, mas não foi por causa dele", conta.
"Descobri o que eu na verdade já sabia: eu e meu ex-namorado nos habituamos um com o outro, e ficou difícil saber se eu gostava dele para casar", diz. "Comecei a ficar angustiada e terminei tudo."
Silvia estava namorando com o ex-noivo havia mais de três anos, tinha apartamento comprado e festa marcada, mas nem por isso rompeu definitivamente com ele. "Ficamos amigos", diz. "Não é do meu estilo não falar nunca mais com ex-namorado."
Talvez por isso o desfecho não tenha sido ruim. "No início foi difícil, mas depois conversamos e as coisas ficaram numa ótima", diz. "Ele se casou logo com outra."

Texto Anterior: Homens já são 30% dos pacientes de plástica
Próximo Texto: DEPOIMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.